Saúde

Secretaria de Infraestrutura recebe unidade móvel do Hemoal na terça (25)

Coleta de sangue ocorre das 8h às 16h, no estacionamento da Semudh, no Centro de Maceió

Por Assessoria 19/04/2017 17h56
Secretaria de Infraestrutura recebe unidade móvel do Hemoal na terça (25)
Reprodução - Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), realiza na terça-feira (25), uma campanha de coleta de sangue entre servidores e população em geral. A ação ocorre das 8h às 16h, na unidade móvel instalada no estacionamento da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e visa abastecer o estoque de sangue do Hemoal, que atende às demandas de todo o Estado.

Segundo Carlos Esteves, gerente administrativo da Seinfra e um dos organizadores da campanha, a atividade faz parte do planejamento do órgão para este ano e está aberta a todos os cidadãos que tenham interesse e doar sangue.

“Colocamos esta ação como meta para 2017 com o objetivo de tentar suprir a carência do estoque de sangue do Hemocentro. Por isso, convidamos todos os servidores das secretarias de Estado próximas à sede da Seinfra, além das pessoas que circulam pelos arredores. É simples, rápido, seguro e ajuda a salvar vidas”, ressalta Carlos Esteves.

Pré-requisitos para doar

Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg, estar com boas condições de saúde e apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Antes da doação, o voluntário também deve estar bem alimentado e ter, no mínimo, 6 horas de sono na noite anterior.

O doador deve, ainda, evitar fumar nas 2 horas que antecedem a doação e ingerir alimentos gordurosos. Gestantes, lactantes ou pessoas que consumiram bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação ou que realizaram tatuagem em menos de um ano não estão aptos a doar.