Saúde

Confira dicas sobre cuidados com a saúde e bom diagnóstico laboratorial

Estima-se que os interferentes pré-analíticos sejam responsáveis por 70% dos erros ocorridos nos laboratórios

Por Assessoria / Senac-AL 12/04/2017 11h59
Confira dicas sobre cuidados com a saúde e bom diagnóstico laboratorial
Reprodução - Foto: Assessoria

O Técnico em Análises Clínicas é o profissional responsável pelo apoio técnico em um Laboratório Clínico, reproduzindo resultados confiáveis, com qualidade e precisão. Ele orienta os pacientes sobre a interferência de variáveis nos resultados dos exames bem como realiza as técnicas necessárias para a execução das análises laboratoriais. Afinal, o tratamento de patologias depende de um bom diagnóstico laboratorial. Pensando nisso, a biomédica e instrutora do Senac, Juliana Cavalcante, reuniu algumas dicas de cuidados com a saúde. Confira!

1.       Procure seu médico regularmente

A prevenção ainda é o melhor prognóstico.

2.       Realize exames laboratoriais a cada seis meses

O diagnóstico preventivo é o melhor remédio – quanto antes diagnosticar uma enfermidade, maior a chance de cura.

3.       Pratique atividades físicas

O exercício físico ajuda a reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e manter o colesterol HDL (bom colesterol) em níveis ideais para saúde, fatores essenciais para o não desenvolvimento de várias doenças.

4.       Mantenha uma dieta equilibrada

Evite o consumo excessivo de açúcares (prevenindo a Diabetes Mellitus) e gorduras, pois os altos índices de colesterol podem levar à obstrução das artérias e, consequentemente, ao infarto agudo do miocárdio.

5.       Siga as orientações

Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico. Para tanto, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente e resultados exatos. Estima-se que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios. Entre eles, vale destacar os aspectos relacionados à orientação do paciente, como a necessidade ou não do jejum e o intervalo adequado deste, o tipo de alimentação, a prática de exercício físico, o uso de medicamentos capazes de interferir na análise e mudanças abruptas nos hábitos da rotina diária precedendo a coleta. Portanto, siga corretamente as instruções para uma perfeita coleta laboratorial.

Matrículas abertas!

O Senac abre matrículas para o curso Técnico em Análises Clínicas, profissional que auxilia e executa atividades de laboratório, necessárias aos diagnósticos, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Sua área de atuação não se limita ao laboratório clínico privado, podendo atuar em laboratórios de saúde pública, hospitais, indústria alimentícia, farmacêutica, cosméticos, laboratórios de pesquisa e instituições de ensino, além de banco de sangue. As aulas têm início previsto para 17 de abril, sempre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Unidade Poço. Mais informações: (82) 2122.7858.