Saúde

Repelentes para grávidas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió

Em alguns postos de saúde a entrega começou na última segunda-feira (27)

Por Tribuna Independente 03/04/2017 16h04
Repelentes para grávidas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Os repelentes para as grávidas de Alagoas já estão disponíveis nas unidades de saúde. Os produtos estão sendo distribuídos nas farmácias dos postos para as gestantes que fazem acompanhamento do pré-natal na unidade e são cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal. Em alguns postos de saúde a entrega começou na última segunda-feira (27).

Para receber os repelentes, as gestantes deverão portar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua). As mulheres que não estiverem sendo acompanhadas no pré-natal serão encaminhadas para acolhimento nas unidades da rede municipal, mas isso não invalida o recebimento dos repelentes. As que não estão cadastradas podem receber assim que fizerem o cadastro.

Os repelentes afastam o Aedes aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças.

O estado recebeu nesta primeira fase 29.970 repelentes e estão previstas ainda mais 479.520 unidades. Em Maceió a procura já começou.

DISTRIBUIÇÃO

A ação de distribuição dos repelentes foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) em janeiro de 2016. Em dezembro do mesmo ano, o ministério reafirmou a distribuição como forma de prevenir as doenças.

Houve atraso na entrega dos repelentes pelo MS para gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família em Alagoas. Enquanto a distribuição já tinha começado em outros estados do país, somente no início de março a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) informou que tinha dado início à distribuição para os municípios.

De primeiro de janeiro á 17 deste mês a Sesau registrou 215 casos de dengue, 12 de zika vírus e 25 de chikungunya. Em todo ano de 2016 foram notificados 4.819 casos de dengue, 743 de zika e 1.387 casos de chikungunya.

Gestantes estão conscientes da necessidade

A reportagem da Tribuna Independente foi em alguns Unidades Básicas de Saúde da capital (UBS) conferir a procura pelo repelente e constatou que as grávidas estão cientes da necessidade de se protegerem contra os mosquitos. Na UBS do Conjunto José Tenório, as gestantes faziam fila para receber o produto.

A dona de casa Letícia Lessa que está grávida de seis meses ficou sabendo no local que já estavam fazendo a distribuição e já aproveitou para garantir o repelente.

“Fiquei sabendo aqui e já vou logo pegar. É um produto primordial no combate ao mosquito que causam essas doenças e agora com essa história de febre amarela, estou morrendo de medo. Tenho que me proteger de todas as formas”, ressaltou Letícia.

(Foto: Sandro Lima)

Letícia Lessa, grávida de seis meses, foi à unidade de saúde garantir produto

A promotora de eventos Maria Fernanda também garantiu sua unidade de repelente. “Temos que nos proteger e também o bebê. Usar para não ser picado pelo mosquito’’, disse.

A atendente da Unidade Básica de Saúde José Tenório De A. Lins, Gleyce kelly   disse que a procura está sendo boa e as grávidas estão cientes dos cuidados que devem ter. “Hoje mesmo (ontem) até o momento já entreguei 19 unidades e até o horário do fechamento do posto deve aparecer mais gestantes”, informou a atendente.

Na UBS João Paulo II, no bairro do Jacintinho a atendente informou que as grávidas foram atrás do repelente mais até quarta-feira (29) a unidade não tinha recebido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o lote.

Já na Unidade de Saúde da Família José M. de Vasconcelos Neto, no Sítio São Jorge, a farmácia estava fechada com um aviso que durante o mês de março a entrega de medicamentos seria feita apenas no horário da manhã.

ENTREGA

De acordo com a SMS, o município recebeu 5.532 unidades de repelentes que serão distribuídos nas 70 unidades de saúde, 30 repelentes para cada uma. Totalizando 2.100 unidades. O saldo ficará à disposição para eventual necessidade das farmácias.

Ao todo serão sete lotes, no entanto, ainda não tem data prevista para serem entregues.