Saúde

Projeto da Sesau visa reduzir gravidez na adolescência

Onze municípios alagoanos serão contemplados com a ações

Por Agência Alagoas 30/03/2017 08h35
Projeto da Sesau visa reduzir gravidez na adolescência
Reprodução - Foto: Assessoria

A gravidez na adolescência ainda é um problema que preocupa os gestores de saúde em todo o Brasil. Em Alagoas, a situação não é diferente e, para reverter esse quadro, as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Kaplan, lançaram o projeto “Vale a Pena Sonhar na Saúde”, voltado para um trabalho educativo e de orientação as adolescentes, que será realizado em 11 municípios alagoanos.

Dados da Gerência de Atenção Primária da Sesau mostram que, em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de 16 anos e 25.304 entre meninas na faixa etária de 15 a 19 anos. Diante desse quadro e da incidência de casos, foram selecionados alguns municípios para execução do projeto.

 

“Os 11 municípios foram escolhidos devido ao alto índice de casos de gravidez de adolescentes. E, em conjunto com os agentes de saúde, vamos trabalhar nas unidades de ensino, informando sobre os riscos de engravidar nessa faixa etária, quando muitas ainda estão na fase escolar”, frisou Tânia Queiroz, gerente de Atenção Primária da Sesau.

Os riscos da gravidez durante a adolescência não são apenas em relação à saúde, mas afetam a vida pessoal, que se modifica totalmente. A gerente Tânia Querioz, explicou que a gestação nessa idade é a principal causa de mortalidade materno-infantil, abandono escolar e redução do rendimento na escola. Por isso, o projeto visa trabalhar com as meninas, mostrando a importância da prevenção e dos cuidados que devem ter com a saúde.

O projeto será realizado em sete municípios da I Região de Saúde (Maceió, Barra de Santo Antônio, Messias, Marechal Deodoro, Paripueira, Pilar e Rio Largo) e quatro da X Região (Água Branca, Delmiro Gouveia, Pariconha e Piranhas).

A próxima etapa do projeto ‘Vale a Pena Sonhar na Saúde’ será a realização de oficinas com os agentes de saúde dos 11 municípios contemplados. A primeira acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, para I Região e 10 e 11 para X.