Saúde

Instrutora do Senac dá dicas para evitar mau hálito

Identificar a causa do problema é o primeiro passo para o tratamento.

Por Assessoria 30/03/2017 08h42
Instrutora do Senac dá dicas para evitar mau hálito
Reprodução - Foto: Assessoria

A halitose ou mau hálito, como é popularmente conhecida, é uma alteração do hálito que o torna desagradável, causando desconforto social, psicoafetivo e moral. Existem diversas causas para esse problema, como: halitose matinal que é fisiológica, halitose proveniente de algum dente cariado ou halitose por problemas periodontais e gastrointestinais. É importante saber que o mau hálito tem tratamento e que só é preciso identificar a sua causa. Para evitar esse problema, a Cirurgiã-Dentista e instrutora do Senac, Karla Tenório Albuquerque, reuniu algumas dicas. Confira!  

1.       Beba, no mínimo, dois litros de água por dia

A água tem uma importante ação de limpeza bucal, removendo resíduos de alimentos da boca e o excesso de bactérias que podem causar mau hálito e outras doenças.

2.       Escove os dentes três vezes ao dia e use o fio dental

Embora o fio dental seja frequentemente desprezado, ele é fundamental para uma boa limpeza porque tira os resíduos acumulados entre os dentes, onde a escova nem sempre alcança. 

3.       Realize a limpeza da língua

Um dos sítios que promovem maior liberação de compostos de enxofre é a língua, quando há presença de saburra lingual, originada pelo acúmulo de restos de alimentos e células da mucosa bucal, além de bactérias. 

4.       Faça refeições regulares

Quando o estômago está vazio, o suco gástrico muitas vezes pode ser sentido na boca. Na ausência de alimentos, o nosso corpo fica com pouca glicose disponível para queimar e transformar em energia. Sendo assim, o organismo busca outra fonte de energia e seleciona moléculas de oxaloacetato e ácidos graxos para queimar. O produto são corpos cetônicos, que por serem muito voláteis são expelidos pela urina e pela boca, conferindo um odor característico, bastante similar ao de frutas envelhecidas, denominado hálito cetônico.

5.       Controle o nível de estresse

O estresse causa uma redução da produção de saliva, que aumenta a formação da saburra lingual, responsável pelos gases que provocam o mau hálito.

TSB

O Técnico em Saúde Bucal (TSB) é o profissional que pode atuar clinicamente em alguns procedimentos com a supervisão de um Cirurgião-Dentista (CD). Ele é considerado o “braço direito do dentista", pois agiliza e complementa o trabalho deste profissional. O Técnico em Saúde Bucal compõe a equipe odontológica e pode atuar em consultórios públicos ou privados, e no SUS, um vasto campo de atuação que aumenta a demanda por esse profissional. O Senac abre matrículas para uma nova turma do curso. Garanta a sua vaga! Mais informações: (82) 2122.7858 e al.senac.br.