Saúde

Sesau afirma que primata foi encontrado morto com febre amarela em Alagoas

Primata foi encontrado no Tabuleiro do Martins, em uma região de vegetação

28/03/2017 17h57
Sesau afirma que primata foi encontrado morto com febre amarela em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) informou, por meio de nota, nesta terça-feira (28), que, apesar de não haver o registro de casos de febre amarela em humanos no território de Alagoas, foi detectado o vírus da doença em um primata encontrado morto no mês de setembro de 2016, pelo centro de controle de zoonoses de Maceió (CCZ), em região de matas do bairro do Tabuleiro do Martins.

Porém, a Sesau afirma que este fato não é motivo para pânico da população alagoana, uma vez que primatas, apesar de contraírem a doença, não a transmitem a humanos. Como medida preventiva, a Sesau diz que está monitorando o caso e adotando as ações que recomendadas pelo ministério da saúde.

O Secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, que estará com agenda em Brasília a partir desta quarta-feira (29), irá se reunir com a equipe do Ministério da Saúde para alinhar as providências que o caso requer, o que pode resultar no aumento do quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas. A recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do ministério, é apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas, o que não é o caso de Alagoas.