Saúde

Governo de Alagoas dá início à construção do Hospital Metropolitano

Unidade contará com 180 leitos e atenderá a população que reside na parte alta da capital e das regiões Norte e da Zona da Mata do Estado

Por Agência Alagoas 27/03/2017 17h15
Governo de Alagoas dá início à construção do Hospital Metropolitano
Reprodução - Foto: Assessoria

Em solenidade que reuniu o senador Renan Calheiros e políticos da bancada federal alagoana em Brasília, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram, nesta segunda-feira (27), a ordem de serviço autorizando o início das obras do Hospital Metropolitano.

A unidade, que será construída na Avenida Menino Marcelo, no bairro Cidade Universitária, contará com 180 leitos e atenderá às famílias que residem na parte alta da capital e a população das regiões Norte e da Zona da Mata do Estado.

O novo hospital irá oferecerá serviços diferenciados para mulheres e crianças, com atendimentos clínicos de ginecologia e pediatria, além de leitos de UTI adulto e pediátrico, UCI neonatal e de obstetrícia, além de um Centro de Parto Normal.

“O Hospital Metropolitano é um compromisso assumido com a população de Alagoas e que, como todos os outros que assumimos, estamos cumprindo. É a realização de um sonho antigo de todo o nosso povo. Esta obra resgata a autoestima e demonstra que quando se quer fazer, vai lá e faz. Mesmo na crise, com toda a dificuldade que o Brasil está vivendo, aqui em Alagoas estamos firmes, de cabeça erguida”, disse o governador, ao agradecer o apoio do senador Renan Calheiros e da bancada federal alagoana, que apresentaram a emenda para viabilizar os recursos para a construção do hospital.

“A obra foi orçada em R$ 91 milhões, mas conseguimos reduzir os custos e tocar o empreendimento com R$ 64 milhões de recursos próprios”, completou Renan Filho, ao assegurar que o dinheiro economizado será investido na aquisição de boa parte dos equipamentos do hospital.

Presente à solenidade, o senador Renan Calheiros falou sobre a importância do Hospital Metropolitano para a população alagoana. “A viabilização dessa obra demonstra que o governador Renan Filho conseguiu equilibrar as finanças e que, mesmo com uma economia pequena, tem investido em obras importantes, como essa. Com trabalho e determinação, o Governo deu uma virada na sua situação fiscal. A dívida de Alagoas, sozinha, era igual a dívida de todos os estados do Nordeste, mas o governador conseguiu reverter esse quadro, e o Estado é o único do País que dispõe de recursos próprios para investimentos em obras importantes”.

Urgência e emergência

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o Hospital Metropolitano irá melhorar a assistência à saúde, principalmente, na parte alta de Maceió, que não possui um hospital para atender casos de urgência e emergência.

“A construção dessa unidade mostra o empenho do Governo do Estado em cuidar da vida das pessoas. Garantindo atendimentos de urgência e emergência iremos atender a quem mais precisa e também ajudar a desafogar as outras unidades de Maceió e Região Metropolitana”, exaltou Christian Teixeira.

O secretário adiantou que a estrutura do hospital terá capacidade para realizar mais de 10 mil consultas por mês, mais de 17 mil exames de imagem e de laboratório, além de garantir o internamento de mais de 1.200 pessoas. Tudo isso para aumentar a capacidade de leitos do Sistema Único de Saúde no Estado (SUS).

Obras e Recursos

Com a ordem de serviço assinada, as obras devem durar 18 meses e toda a construção será feita em três turnos, em um terreno de 57.058,87 m². A nova unidade terá uma área construída de 13.904,19 m².

Como a obra terá expediente triplo, o cidadão poderá acompanhar seu andamento pela internet. Ela terá câmeras acompanhando no canteiro de obras.

Saúde fortalecida

Ainda na solenidade, Renan Filho confirmou que, em breve entrega a obra de ampliação da Unidade do Agreste, além de mais cinco Unidades de Pronto Atendimento em Alagoas. “As obras do Hospital da Mulher estão avançando. Além disso, as cidades de Porto Calvo, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Viçosa vão ser receber hospitais regionais, gerando 800 empregos – ao todo. “É o maior programa de geração de empregos na saúde da história de Alagoas. Mais de 2 mil empregos neste segmento”, completou.