Saúde

Qualidade da água para consumo humano é assegurada com inspeção de carros pipa

Técnicos estarão inspecionando caminhões até esta sexta

Por Assessoria 23/03/2017 18h59
Qualidade da água para consumo humano é assegurada com inspeção de carros pipa
Reprodução - Foto: Assessoria

Para assegurar a qualidade da água utilizada para consumo humano, técnicos da Vigilância Sanitária Estadual realizam, até esta sexta-feira (24), uma operação para inspecionar os tanques de carros pipa. A ação acontece no pátio do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), localizado no Distrito Industrial de Maceió.

 

Por meio desta iniciativa, os carros estarão aptos a transportar água para 77 municípios que estão em situação de emergência em razão da seca. Isso porque, os tanques dos caminhões que atuam transportando água potável, devem seguir uma série de exigências, segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra. 

 

“Durante as inspeções analisarmos se os tanques apresentam pontos de oxidação e se a tampa está hermeticamente fechada. Também observamos se está escrito de forma legível a frase água potável e se o tanque possui a inscrição da capacidade de litros e foi construído com aço inoxidável”, enumerou.

Segundo o inspetor sanitário Misael Lobo, foram inspecionados caminhões com capacidade de 10 mil litros. Segundo ele, as irregularidades mais comuns encontradas pela Vigilância Sanitária Estadual, são tanques enferrujados e que não realizam o transporte exclusivo da água. “Os caminhões pipas devem ser exclusivos para o transporte de água, sob o risco de contaminarem o líquido”, ressaltou. 

Já o responsável por um dos caminhões inspecionados, Shelling Silva, ressaltou que o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual é importante, porque assegura que só os caminhões com alvará poderão fazer o transporte de água potável. “O transporte de água potável é uma atividade que exige muito cuidado de todos os envolvidos. Levar água para a população é um trabalho sério que exige cuidados técnicos e responsabilidade”, reforçou.