Saúde

Confira sete dicas para fechar o verão com chave de ouro

Dicas são dos médicos da Santa Casa de Maceió

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 03/03/2017 15h44
Confira sete dicas para fechar o verão com chave de ouro
Reprodução - Foto: Assessoria

Para muita gente o carnaval ainda não acabou. Neste final de semana muitas cidades ainda prometem um rescaldo da festa momesca principalmente nos balneários do Litoral Norte e Sul de Alagoas. Para fechar o verão com chave de ouro, confira as dicas dos médicos da Santa Casa de Maceió.

O que fazer em caso de queimadura do sol?

Banhistas que passam o dia na praia ou na piscina enfrentam esse desconforto sempre que esquecem de passar o filtro solar. Segundo a dermatologista Sâmia Diegues Cedrim, em caso de queimadura solar mais grave não se deve aplicar nenhum produto sem orientação, apenas aplicar compressas frias e geladas sobre o local e procurar um dermatologista. Em caso de queimadura de primeiro grau, a mais superficial, pode-se aplicar a pasta d'água ou uma mistura de água fria com maisena para aliviar o desconforto.

As camisas UV substituem o filtro solar aplicado na pele?

As camisas UV realmente substituem o filtro solar? Quem responde é a dermatologista Sâmya Diegues: "O tecido UV atua como um filtro nos raios nocivos do sol. O detalhe é que somente as regiões cobertas pelo tecido são protegidas. Agora um detalhe importante: é preciso verificar a procedência do tecido". O último recado deixado pela médica Sâmia Diegues diz respeito à forma como o tecido é fabricado. Alguns tecidos podem perder o fator de proteção após um certo número de lavagens, daí a importância de não se economizar neste quesito.    

Na falta de água, a reidratação pode ser com cerveja ou refrigerante?

Quem responde é o médico clínico e intensivista Fabio Jorge de Lima Silva: "Na falta de água, os isotônicos devem ser ingeridos para compensar a natural perda de água provocada pelo calor e pela atividade que a pessoa estiver realizando. Nada com álcool tem o poder de hidratar o organismo. Pelo contrário, a bebida alcoólica pode até desidratar, por isso, o melhor é beber moderadamente (e passar a chave do carro) ou simplesmente não beber. Já os refrigerantes têm poder muito discreto de hidratar, Na verdade, a melhor atitude é mesmo ingerir muita água e muitas frutas antes da curtição."

O que posso fazer para não ter ressaca?

Essa é uma pergunta padrão para quem costuma exagerar na bebida. O que posso fazer para não ter ressaca no carnaval? O médico intensivista Fábio Jorge de Lima responde: "Para evitar a ressaca é muito simples: beber menos ou simplesmente não beber. Para quem não consegue se segurar, a dica é hidratar com água e comer frutas ao longo de todo dia." Como o álcool desidrata, lembre-se de ingerir um copo de água para cada dose de álcool.

A ressaca veio, e agora?

É um crime estar de ressaca e tomar aspirina (ou outros medicamentos com ácido acetilsalicílico). Eles podem até atenuar momentaneamente a dor de cabeça, mas causam irritação no estômago. Também é um crime beber refrigerante e ingerir alimentos gordurosos. No caso dos alimentos pesados, eles só vão dar mais trabalho para um estômago que precisa de descanso. O ideal é comer refeições leves, comer uma boa salada de fruta, beber muita água, isotônico ou água de coco e dormir.

Se eu preciso de energia, porque tenho de comer refeições leves?

Neste caso, comidas pesadas, cheias de gordura como a feijoada, rabada ou um belo sarapatel não fornecerão a energia de que você precisa, explica o médico Hélvio Chagas Ferro. A ideia é deixar seu sistema digestivo trabalhar com folga, recebendo energia dos carboidratos (massas e pães), das fibras (frutas, verduras, cereais) e das proteínas (peixes, frango e carne magra).

Que alimentos vendidos por ambulantes não são seguros?

O médico Hélvio Chagas Ferro alerta que todo alimento mal acondicionado oferece risco. Alguns mais que outros: é o caso dos molhos, maioneses, mariscos e frituras. Se o alimento foi preparado nas primeiras horas da manhã, no decorrer do dia ele pode ser fonte de problemas, seja por causa da forma como foi elaborado (o mesmo óleo usado seguidas vezes, falta de higiene etc.), seja pela temperatura do ambiente ou pelo mau acondicionamento.