Saúde

Marta, a rainha do futebol, conhece estrutura da Casa do Coraçãozinho

Unidade de saúde cuida dos pequenos corações de Alagoas

Por Ascom / Hospital do Coração de Alagoas e Fundação CORDIAL? 02/03/2017 14h04
Marta, a rainha do futebol, conhece estrutura da Casa do Coraçãozinho
Reprodução - Foto: Assessoria

À convite do Hospital do Coração de Alagoas e da Fundação CORDIAL, braço social do Hospital, a alagoana, eleita cinco vezes a melhor futebolista do mundo pela FIFA e nomeada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como embaixadora da “Boa Vontade na luta contra pobreza”, a rainha do futebol Marta conheceu de perto a Casa do Coraçãozinho, um lugar que acolhe e cuida com amor das crianças cardiopatas de Alagoas.

Durante a visita de cortesia, realizada na última quinta-feira (23), Marta conheceu o projeto, sua estrutura e todo atendimento prestado às crianças, inclusive o tratamento pós-cirúrgico e ficou encantada com os benefícios que o projeto possibilita aos pequenos corações de Alagoas e seus familiares.

Marta se sensibilizou e ficou feliz por saber que em sua terra existe um projeto como esse. Demonstrou ainda interesse em ajudar na divulgação da Casa do Coraçãozinho, uma iniciativa inovadora no País, com atendimento 100% SUS, fruto de uma parceria do Hospital do Coração de Alagoas através da Fundação CORDIAL e Governo do Estado.

O projeto trata gratuitamente cerca de 500 crianças que nascem anualmente com doenças cardíacas graves no Estado. Desde que foi criado, em 2015, no Hospital do Coração de Alagoas, o serviço de cardiopediatria já operou mais de cem crianças, além das consultas, exames, capacitações e contratação de técnicos da saúde.

A Casa do Coraçãozinho é uma iniciativa inédita no país, idealizada pelo diretor-presidente do Hospital do Coração de Alagoas e presidente da Fundação Cordial, Dr. Ricardo Cavalcanti, que não mediu esforço para tornar esse projeto realidade.

Estrutura:

O ambulatório possui consultórios médicos, brinquedoteca, uma área de treinamento para pediatras e cardiopediatras e um auditório onde há programas de educação continuada em medicina, destinados aos profissionais do hospital.

Além disso, o espaço conta com três quartos para que as famílias do interior possam, quando precisar, ter um local para se acomodar próximo ao paciente, a fim de que se evite cansaço físico durante longas viagens.

Funcionamento:

A Casa está situada na Rua Ariosvaldo Pereira, 152, Gruta de Lourdes, em frente ao Hospital do Coração de Alagoas.

O atendimento funciona de segunda a quinta-feira das 7 às 17h e sexta-feira das 7h às 16h.

Os pais e as crianças são atendidos por uma equipe multiprofissional dotada de assistentes sociais, enfermeiros, médicos, cirurgiões cardiovasculares pediátricos, cardiopediatras, psicólogos e fisioterapeutas.

Para agendar a consulta é preciso ligar para o número 3435-3607 e ter em mãos o encaminhamento do médico que acompanha a criança.