Saúde

Programa IST/Aids intensifica prevenção durante o Carnaval em Maceió

Durante este período, se costuma aumentar a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis

Por Secom/Maceió 26/02/2017 12h01
Programa IST/Aids intensifica prevenção durante o Carnaval em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Com pouco mais de 21 anos de funcionamento, o programa de IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando diversas ações que visam despertar a consciência da população, direcionando suas atividades para a prevenção e o diagnóstico precoce como importantes aliadas nessa luta.

Durante o Carnaval, período em que há tendência da população a utilizar álcool e outras drogas de maneira exagerada, costuma aumentar a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis. Para conscientizar o folião sobre a prevenção, o programa promove ações educativas, com orientações e distribuição de preservativos aos foliões.

Segundo Tereza Carvalho, técnica do programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, todas as unidades de saúde já estão abastecidas com preservativos masculinos e femininos e estão realizando trabalhos educativos com a população. “Os profissionais de saúde estão realizando ações educativas em salas de espera e aumentamos a cota de distribuição de preservativos para esses locais. Além disso, os organizadores dos polos de animação de Maceió também vieram buscar preservativos para distribuir com toda a população”, explicou.

A conscientização é direcionada especialmente ao público jovem, dos 15 aos 24 anos, segmento onde comprovadamente surge o maior número de casos de Aids – sobre a importância do uso contínuo do preservativo nas relações sexuais.