Saúde

Cuidados contra a dengue devem ser reforçados no carnaval

Mosquito precisa de sete dias para se proliferar

Por Secom 24/02/2017 17h46
Cuidados contra a dengue devem ser reforçados no carnaval
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante o período carnavalesco, muitas pessoas fecham suas residências para aproveitar o feriadão, porém, com a infestação do vetor Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e febre chikungunya, alguns cuidados devem ser tomados em nome da saúde coletiva.

É recomendável que se faça uma faxina dentro de casa, no jardim e no quintal, eliminando os possíveis criadouros do mosquito. O mosquito precisa de sete dias para se proliferar, então, antes da viagem, é preciso limpar tudo, com foco no acúmulo de lixo no quintal, na cobertura de tonéis e caixas d’água e nos vasos de plantas que não podem ficar sem areia.

Nas festas, os foliões também devem ter atenção com o descarte de latas, copos e garrafas. O descarte de objetos e utensílios que podem acumular água deve ser feito em lixeiras e depósitos destinados a isso. Nas casas, o cuidado é com a vedação das caixas d’água, para evitar que se tornem criadouros do mosquito da dengue. De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, em todo o Nordeste os focos do mosquito se concentram nos depósitos de águas, principalmente as caixas.

Como a população pode ajudar no combate à dengue

– Manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; – Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc; – Guardar garrafas, para retorno ou reciclagem, emborcadas e em local em que não acumulem água; – Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; – Não jogar lixo em terrenos baldios; – Não deixe água acumulada sobre a laje; – Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente; – Remover folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas.