Saúde

Funasa atua em Alagoas para conter surto de diarreia em Palmeira dos Índios

Município tem aumento significativo no número de casos de doenças diarreicas agudas

Por Assessoria / Funasa-AL 23/02/2017 17h47
Funasa atua em Alagoas para conter surto de diarreia em Palmeira dos Índios
Reprodução - Foto: Assessoria

A Superintendência Estadual da Funasa em Alagoas (Suest/AL), em parceria com órgãos municipais, realizou ação para reduzir o número de casos de doenças diarreicas agudas (DDA), no município de Palmeira dos Índios, um dos maiores do agreste do estado.

O município enfrenta um aumento significativo no número de casos de DDA. Por conta do longo período de estiagem, a principal barragem, da Carangueja, secou. O abastecimento se tornou intermitente e a população tem recorrido ao abastecimento por carros pipa.

A Suest/AL deslocou ao município a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) com o farmacêutico-bioquímico, José Tadeu Barbosa, para fazer análise da água de várias fontes de abastecimento. Os esforços se concentraram na identificação das possíveis fontes de contaminação o que possibilita uma ação mais eficaz no controle das DDA.

Foram realizadas coletas de água em alguns pontos do sistema de abastecimento, em poços que abastecem os carros pipa, em cisternas e em cacimbas.

Os primeiros resultados, das análises realizadas, mostram que as águas de todas as Soluções Alternativas Coletivas (SAC), que estão abastecendo os carros pipa e sendo distribuídas a população, não receberam cloro, pois têm presença de coliformes totais e de Escherichia coli.

O trabalho conjunto continuará com o retorno da unidade móvel/laboratório e equipe para realização de novas análises e avaliação da situação frente as medidas adotadas.

A vigilância em saúde do município e a Defesa Civil estão atuando nas localidades com maior incidência de casos, realizando a fiscalização dos poços e cisternas, a distribuição de cloro à população e também atividades contínuas de educação em saúde. São medidas de prevenção e controle que têm o propósito de diminuir a incidência e letalidade por DDA.