Saúde

Rede pública de Maceió fez 24.711 mamografias de janeiro a novembro de 2016

Em Maceió, a rede credenciada pelo SUS oferece o exame em seis locais

Por Secom 05/02/2017 16h47
Rede pública de Maceió fez 24.711 mamografias de janeiro a novembro de 2016
Reprodução - Foto: Assessoria

A Coordenação de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SUS) informa que, pelos dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema único de Saúde (SAI/SUS), foram realizadas, de janeiro a novembro do ano passado, 24.711 mamografias pelo SUS em Maceió. Os dados do mês de dezembro ainda não foram fechados pelo sistema. Em 2015, foram 22.349 exames contabilizados.

O dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, mais uma data para sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame para detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no país.

O Dia da Mamografia foi instituído há seis anos, a partir do Projeto de Lei nº 11.695/08, da senadora Maria do Rosário (PT/RS). O objetivo da celebração da data é lembrar e conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, ação semelhante ao Outubro Rosa, mês mundialmente conhecido como o da luta contra o câncer de mama.

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo, que é capaz de detectar minúsculas lesões, nódulos ou outras anormalidades, mesmo que estas estejam imperceptíveis ao tato. De acordo com o Ministério da Saúde, a idade ideal para realizar a mamografia é a partir dos 40 anos, com intervalos de 1 a 2 anos. Mas em casos de mulheres com histórico na família, ou seja, mãe, tia, irmã, prima que tenha tido câncer de mama jovem, o ideal é que a mamografia comece a ser realizada já a partir dos 25 anos.

Onde fazer o exame pelo SUS?

Em Maceió, a rede credenciada pelo SUS oferece o exame em seis locais: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae),Hospital Vida, Clinimagem, Nova Imagem, Santa Casa de Misericórdia e Clínica Guri.