Saúde

Santa Casa elimina substâncias nocivas e destina resíduos para reciclagem

Complexo e unidades externas produzem diariamente cerca de 625 kg de resíduos nocivos

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 31/01/2017 13h44
Santa Casa elimina substâncias nocivas e destina resíduos para reciclagem
Reprodução - Foto: Assessoria

O complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió e suas unidades externas produzem diariamente cerca de 625 kg de resíduos nocivos produzidos pela área assistencial do hospital e três toneladas de lixo comum gerados em grande parte pelas áreas de apoio e administrativa.

Mas, a preocupação da instituição com o meio ambiente não reside apenas nesses dois tipos de resíduos. A eliminação de substâncias nocivas também está na mira do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) assim como a reciclagem de outros materiais danosos do ponto de vista ecológico.

É o caso do descarte e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, com a descontaminação do mercúrio, iniciado em 2010. O banimento total do mercúrio na instituição, entretanto, veio somente em 2013 com a substituição dos antigos tensiômetros e termômetros de mercúrio.

A lista de itens para descontaminação e reciclagem inclui também: óleo saturado, óleo diesel, álcool (utilizados na Histopatologia), formol, xilol, pilhas, avental de chumbo, baterias etc. As empresas Qualitec Soluções Ambientais e Ciano Soluções Ambientais se dividem nesta missão de transportar, reciclar e proceder à correta destinação de cada resíduo segundo a sua especificidade.

Perigos do mercúrio

Segundo o site AreaSeg.com, especializado em segurança do trabalho, o trabalhador que lida com o mercúrio metálico é o mais exposto aos vapores invisíveis despreendidos pelo produto. Eles são aspirados sem que a pessoa perceba e entra no organismo através do sangue, instalando-se nos órgãos.

Geralmente quem foi intoxicado dessa maneira pode apresentar sintomas como dor de estomago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento nas gengivas, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Mas a contaminação por mercúrio pode também acontecer por ingestão.

No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração.