Saúde

Apenas 37% dos homens frequentam o dentista em Alagoas

Levantamento mostrou que 63% das mulheres alagoanas são mais preocupadas com a saúde bucal

Por Tribuna Hoje, com assessoria 12/01/2017 11h10
Apenas 37% dos homens frequentam o dentista em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Um levantamento com quase quatro mil usuários da Caixa Seguradora Odonto, uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil, mostrou que as mulheres alagoanas são mais preocupadas com a saúde bucal comparadas aos homens.

De acordo com a pesquisa, o gênero feminino é o que mais utiliza o plano odontológico, representando 63% do total e apenas 37% são do sexo masculino.  “As mulheres parecem ser mais preocupadas com a aparência, o que contribui para que a frequência ao dentista seja maior. Ao contrário do que muitos pensam, apesar do fator estético ser de extrema importância, a saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho. Os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos. Quando a saúde bucal não está em harmonia, os microrganismos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos, causando sérios problemas”, afirma Rosane Menezes Faria, dentista. 

Quando falamos em faixa etária, a que mais utiliza os planos fica entre 31 e 40 anos, com 26%. “Muitas pessoas não sabem, mas também é muito importante que as crianças frequentem o consultório do dentista. Ensinar bons hábitos de higiene bucal para as crianças é um investimento que trará benefícios para toda a vida deles”, explica Rosane.     

Ainda segundo o levantamento, entre os procedimentos mais procurados está a raspagem, tratamento que remove o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes e a restauração, procedimento que visa eliminar a cárie dental e restituir o formato original do dente. “Esses serviços estão disponíveis nos planos com cobertura do Rol mínimo definido pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar”.

Por fim, Rosane destaca que os brasileiros estão cada vez mais atentos em deixar a saúde bucal em dia. “Esse é um avanço, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido”, completa a dentista, lembrando que mais da metade dos brasileiros não vai ao dentista anualmente, de acordo com o IBGE.