Saúde
Apenas 37% dos homens frequentam o dentista em Alagoas
Levantamento mostrou que 63% das mulheres alagoanas são mais preocupadas com a saúde bucal

Um levantamento com quase quatro mil usuários da Caixa Seguradora Odonto, uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil, mostrou que as mulheres alagoanas são mais preocupadas com a saúde bucal comparadas aos homens.
De acordo com a pesquisa, o gênero feminino é o que mais utiliza o plano odontológico, representando 63% do total e apenas 37% são do sexo masculino. “As mulheres parecem ser mais preocupadas com a aparência, o que contribui para que a frequência ao dentista seja maior. Ao contrário do que muitos pensam, apesar do fator estético ser de extrema importância, a saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho. Os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos. Quando a saúde bucal não está em harmonia, os microrganismos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos, causando sérios problemas”, afirma Rosane Menezes Faria, dentista.
Quando falamos em faixa etária, a que mais utiliza os planos fica entre 31 e 40 anos, com 26%. “Muitas pessoas não sabem, mas também é muito importante que as crianças frequentem o consultório do dentista. Ensinar bons hábitos de higiene bucal para as crianças é um investimento que trará benefícios para toda a vida deles”, explica Rosane.
Ainda segundo o levantamento, entre os procedimentos mais procurados está a raspagem, tratamento que remove o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes e a restauração, procedimento que visa eliminar a cárie dental e restituir o formato original do dente. “Esses serviços estão disponíveis nos planos com cobertura do Rol mínimo definido pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar”.
Por fim, Rosane destaca que os brasileiros estão cada vez mais atentos em deixar a saúde bucal em dia. “Esse é um avanço, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido”, completa a dentista, lembrando que mais da metade dos brasileiros não vai ao dentista anualmente, de acordo com o IBGE.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos