Saúde

"Ciranda do Cuidado" garante assistência a bebês com microcefalia em Maceió

Segundo enfermeira, em Maceió foram confirmados 30 casos de crianças com microcefalia

24/12/2016 19h32
'Ciranda do Cuidado' garante assistência a bebês com microcefalia em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O grupo “Ciranda do Cuidado”, criado em abril deste ano em Maceió, partiu de uma iniciativa de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que perceberam o aumento da demanda de mães de bebês com microcefalia e gestantes, em busca de orientações sobre a doença e os perigos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – principalmente o zika vírus.

O grupo é organizado pela Coordenação de Saúde da Criança, Programa Saúde da Família (PSF), Atenção Básica (AT) e Coordenação do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD). São realizadas reuniões mensais com essas mães, fornecendo orientações sobre cuidados, direitos e suporte médico e psicológico para lidar com bebês com microcefalia, estimulando seu desenvolvimento para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças.

Segundo a enfermeira da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Rosário Vasconcelos, em Maceió foram confirmados 30 casos de crianças com microcefalia e sete com alterações neurológicas provenientes do zika vírus. “A SMS faz o acompanhamento desses bebês. Além de receberem o atendimento para puericultura (consulta para bebês) com médicos e enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde (USB) e  encaminhamento para o Centro Especializado de Reabilitação (CER), essas famílias participam de encontros mensais e tiram suas dúvidas sobre saúde, direitos das crianças e dos pais cuidadores no Grupo Ciranda do Cuidado”, destacou.

No grupo, os pais das crianças trocam ideias e tiram dúvidas com diferentes tipos de especialistas em rodas de conversas, palestras e dinâmicas. O grupo começou com 12 mães e conta, atualmente, com 27 participantes. Todas as mães e pais que integram a “Ciranda do Cuidado” já mantêm uma rotina de cuidado com seus bebês, levando-os com a periodicidade necessária para as sessões de estimulação precoce nas entidades conveniadas que oferecem o serviço, como Adefal, Pestalozzi, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Apae e Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe).