Saúde

Seades e Cruz Vermelha alinham parceria no combate ao Aedes aegypti

Entidades se unem para levar orientações e distribuir kits de segurança para moradores da periferia na região metropolitana de Maceió

Por Assessoria 23/12/2016 17h20
Seades e Cruz Vermelha alinham parceria no combate ao Aedes aegypti
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a filial alagoana da Cruz Vermelha alinharam nesta sexta-feira (23) detalhes da parceria entre as duas instituições no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

A campanha da Cruz Vermelha que busca padronizar e intensificar o trabalho de combate ao mosquito em Alagoas foi apresentado aos servidores da Seades pelo conselheiro da entidade, Felipe Nobre, com a presença dos secretários de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e da Comunicação, Enio Lins.

De acordo com Felipe Nobre, a Cruz Vermelha tem executado ações nesse sentido em todo o Brasil, com a capacitação de técnicos, esclarecimento de dúvidas da população e distribuição de milhares de unidades de repelente de inseto e kits de segurança.

“Em Alagoas, nossa meta é distribuir 10 mil repelentes e kits de segurança em comunidades da periferia de Maceió e famílias em situação de vulnerabilidade social da região metropolitana da capital. Também estamos atuando na capacitação de 40 mil lideranças comunitárias, moradores, profissionais de saúde, assistentes sociais e psicólogos, que vão disseminar informações nessas localidades”, explicou Nobre.

Com o apoio da Seades, segundo o secretário Antônio Pinaud, a iniciativa da Cruz Vermelha deverá ser levada às grotas da capital onde estão ocorrendo as intervenções do Governo do Estado dentro do projeto Pequenas Obras, Grandes Mudanças, executado pela Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano.

“São comunidades onde o Governo já vem trabalhando e onde teremos toda a receptividade da população. Somente nessas localidades, temos mais de 250 mil maceioenses que poderão receber essas orientações e os kits de segurança. Apenas com a união de todos os setores da sociedade poderemos evitar que o número de vítimas do Aedes aegypti em Alagoas saia do controle. A Seades está buscando fazer a sua parte nessa batalha”, disse Pinaud.