Saúde

Médicas da Santa Casa lançam livro de alcance nacional com chancela da SBCM

Médicas Celina Maria Lacet e Fátima Alécio Mota lançaram no Hotel Jatiúca o livro

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 13/12/2016 14h26
Médicas da Santa Casa lançam livro de alcance nacional com chancela da SBCM
Reprodução - Foto: Assessoria

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e as médicas Celina Maria Lacet e Fátima Alécio Mota lançaram no Hotel Jatiúca o livro Manual de Condutas em Clínica Médica Baseadas em Evidências. O evento contou com a presença do presidente da SBCM, o professor doutor Antonio Carlos Lopes, que destacou a dedicação das autoras e a importância da obra para todos os médicos do País.

Os convidados foram brindados com a palestra “Humanização na Medicina”, proferida pelo renomado cirurgião torácico da Santa Casa de Porto Alegre José Camargo. J.J. Camargo é cronista do jornal Zero Hora e prestigiado escritor, com três livros publicados.

O livro traz condutas diagnósticas e terapêuticas na prática da clinica médica, baseadas em evidências científicas. “Numa época em que os textos on-line dominam o conhecimento médico, ousamos escrever um livro em Clínica Médica, a célula mãe da medicina interna”, disse a professora e gastroenterologista Celina Lacet.

Segundo a pneumologista Fática Alécio, a projeto foi desenvolvido junto à Residência de Clínica Médica da Santa Casa de Maceió e contou com a coordenação dos preceptores da Residência e a colaboração de professores da Uncisal e da Ufal, além de professores e especialistas de grande experiência de todo o Brasil, o que muito enriqueceu o conteúdo científico do livro.

“Esse trabalho conjunto, reunindo 103 professores e especialistas de todo o País, confirma o caráter nacional à obra”, disse o professor Antonio Carlos Lopes.

Cada especialidade contou com um coordenador que atuou na seleção dos temas e dos colaboradores nas mais diversas especialidades. São eles os médicos: Maria Alayde e Ludenulfo Lacet (Cardiologia), José Anderson (Endocrinologia), José Paulino (Hematologia), Mônica Lessa (Geriatria), Fátima Alécio (Pneumologia), Flávio Teles (Nefrologia), Ricardo Camelo (Neurologia), Georges Christopoulus (Reumatologia) e Sandra Márcia e Claudia Falcão (Medicina Crítica). O livro destina-se a clínicos, especialistas, médicos de família, residentes e acadêmicos.

As autoras finalizaram lembrando uma frase de Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria construção".

SERVIÇO

Manual de Condutas em Clínica Médica Baseadas em Evidências (Editora Atheneu, 342 páginas. A Nova Livraria 3316-3349).