Saúde

Servidores da SMS participam de curso de auditoria no SUS em Brasília

Capacitação foi oferecida pelo Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) do Ministério da Saúde

Por Ascom / SMS 12/12/2016 11h18
Servidores da SMS participam de curso de auditoria no SUS em Brasília
Reprodução - Foto: Assessoria

Técnicos do setor de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, nos meses de outubro e dezembro, do II Curso de Auditoria Analítica na Atenção de Média e Alta Complexidade (Mac) Ambulatorial e Hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação ocorreu em Brasília e foi oferecida pelo Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) do Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar os servidores nos serviços de auditoria com foco na área de Oncologia.

A fisioterapeuta Marilei Bueno, integrante do sistema de auditoria do SUS em Maceió, destacou a importância da integração entre os três entes federativos – município, estado e União – durante as atividades do curso. “É fundamental a união das auditorias para que haja um compartilhamento de metodologias, procedimentos e práticas entre os entes envolvidos. O curso nos abriu um novo leque de ferramentas de trabalho e ofereceu a possibilidade de sermos multiplicadores do aprendizado adquirido”, disse.

O curso teve como foco a área de Oncologia devido à importância epidemiológica do câncer como problema de saúde pública. Participaram do encontro,  auditores das Secretarias de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, além de servidores do Denasus que atuam na unidade central e nas unidades desconcentradas.

Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso já estão sendo aplicados em Maceió no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, parceiro do Estado e município no Plano Estadual de Oncologia, implementado em agosto deste ano.