Saúde

Municípios de AL devem implantar Prontuário Eletrônico até 10 de dezembro

Cidades que não implantarem o sistema terão recursos federais suspensos

Por Ascom / Sesau-AL 17/11/2016 17h07
Municípios de AL devem implantar Prontuário Eletrônico até 10 de dezembro
Reprodução - Foto: Assessoria

Conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do País devem estar com o Sistema de Prontuário Eletrônico funcionando até o próximo dia 10 de dezembro, sob pena de os municípios registrarem a suspensão de recursos federais. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta quinta-feira (17), a capacitação com os municípios da I Região de Saúde de Alagoas, orientando sobre a implantação da plataforma digital, que irá acompanhar todo o passo a passo dos serviços de saúde.

A instalação do sistema trará diversas melhorias tanto para a população, quanto para os profissionais das UBS, que poderão acompanhar o histórico do paciente em qualquer lugar do País. “Com o protocolo eletrônico, os pacientes que chegarem em qualquer unidade pública de saúde, com o número do Cartão do SUS, será possível verificar o histórico médico do usuário, o que irá facilitar o trabalho dos profissionais, principalmente na classificação de risco, melhorando o atendimento à população”, exaltou a gerente de Atenção Primária da Sesau, Tânia Queiroz.

No protocolo eletrônico, os médicos e enfermeiros também terão acesso aos resultados de exames dos pacientes, poderão verificar a disponibilidade de medicamentos, além de registrar as visitas dos agentes comunitários de saúde. Com o processamento dos dados dos municípios, o MS saberá como está sendo utilizada a verba do SUS no Brasil.

“As cidades que não aderirem ao sistema terão corte nos repasses do Ministério da Saúde (MS), assim, desabilitando a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) que estiver fora da plataforma. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, já informou que o prazo não será prorrogado, a menos que exista uma justificativa plausível para a não implantação do protocolo eletrônico”, informou Tânia Queiroz, gerente de Atenção Primária da Sesau.

A primeira capacitação contou com técnicos da Atenção Básica, Saúde Bucal e os gestores municipais do e-SUS das cidades de Flexeiras, Messias, Rio Largo, Pilar, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e Satuba.

Programação

Nesta sexta-feira (18), será a vez dos técnicos da II Região de Saúde formada pelas cidades de Maragogi, Passo do Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Jacuípe e Porto Calvo.

Os técnicos da III Região de Saúde, formada por Jundiá, Campestre, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquin Gomes, São José da Lage, União dos Palmares, Santana do Mundaú, Branquinha e Murici, serão treinados na segunda-feira (21).

No dia 22 de novembro, será a vez da IV Região de Saúde, formada por Chã Preta, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela, Mar Vermelho, Pindoba e Atalaia.

A V e X Regiões de Saúde serão treinados no dia 23 de novembro. As duas regiões são formadas pelos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Roteiro, Junqueiro, Teotônio Vilela, Mata Grande, Inhapi, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca e Parinconha.

No dia 24 de novembro, será a vez da VI Região de Saúde, formada por Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás.

Os municípios da VII Região de Saúde, composta por Taquarana, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Feira Grande, Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, Olho D´água Grande, Traipu, Girau do Ponciano, Belo Monte, Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Isidoro, serão capacitados no dia 25 de novembro.

No dia 28 de novembro, será a vez da VIII Região de Saúde, que é formada por Maribondo, Tanque D’Arca, Belém, Igaci, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Cacimbinhas.

As capacitações serão concluídas no dia 29 de novembro, quando serão treinados os municípios de Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Olivença, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Carneiros, da IX Região de Saúde.