Saúde

SMS e Semas iniciam Plano de Ação Itinerante do Bolsa Família

Público alvo são crianças de zero a 07 anos e mulheres dos 14 aos 44 anos

Por Ascom / Semas 08/11/2016 15h12
SMS e Semas iniciam Plano de Ação Itinerante do Bolsa Família
Reprodução - Foto: Assessoria

As Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (Semas) iniciaram, nesta segunda-feira (07), o Plano de Ação Itinerante das Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. As equipes dos dois órgãos atenderão em unidades de saúde específica, até o final do mês de novembro, sempre no horário das 8h às 16h. O público alvo são crianças de zero a 07 anos e mulheres dos 14 aos 44 anos que sejam participantes do benefício do Bolsa Família.

Para participar na ação é necessário que a mãe ou responsável pelas crianças compareçam no horário, levem seus filhos e estejam munidas do Cartão de Vacina, Cartão do Bolsa Família, Cartão do SUS , e se estiver grávida, o Cartão da Gestante. A primeira Unidade de Saúde a realizar o trabalho foi a Dídimo Otton Kummer, no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes.

As condicionalidade do PBG são as exigências do programa para que a família receba o benefício. Além disso, elas são compromissos que as famílias assumem junto ao governo federal e são de fundamental importância para a manutenção do programa. As condicionalidades na área da saúde exigem que gestantes e nutrizes devam ser inscritas no pré-natal e comparecer com o Cartão da Gestante as consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Outra exigência é a participação nas atividades educativas oferecidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.

Pai, mãe ou responsáveis pelas crianças menores de 07 anos devem levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde; levar a criança com o Cartão de Saúde da criança, para a realização do acompanhamento nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme preconiza o calendário do MS.

Há também as condicionalidades na área da Educação. Todas elas, tanto da Saúde como da Educação devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso.

Na ação conjunta a conferência dos benefícios serão feitas pela equipe da Semas no ônibus do órgão. A Saúde oferecerá os serviços de antropometria (exame que faz o cálculo de massa corporal, peso, idade metabólica, massa óssea, taxa de água, taxa de gordura, gordura visceral entre outros) e avaliação nutricional.

A SMS também realizará vacinação e vitamina “A”. Haverá uma triagem de enfermagem, e crianças e mulheres que apresentem algum tipo de problema será encaminhada para consulta numa unidade de saúde próxima a onde residem.

Unidades de Saúde onde acontecerá a ação na primeira semana de novembro:

USF Dídimo Otto Kummer

segunda-feira 07/11

USF Frei Damião

terça-feira 08/11

USF Carla Nogueira

quarta-feira 09/11

USF Robson Cavalcante

quinta-feira 10/11

UBS Aliomar Lins

sexta-feira 11/11