Saúde

Sesau encerra "Outubro Rosa" com capacitação para acadêmicos de enfermagem

Tratamento do câncer de mama foi um dos principais temas das discussões

Por Agência Alagoas 31/10/2016 18h43
Sesau encerra 'Outubro Rosa' com capacitação para acadêmicos de enfermagem
Reprodução - Foto: Assessoria

No encerramento do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta segunda-feira (31) uma capacitação para acadêmicos de Enfermagem de instituições de Maceió. O tema principal foi o câncer de mama, que afeta milhares de mulheres anualmente no Brasil, sendo, também, uma das causas principais de morte. O evento serviu para repassar aos futuros profissionais sobre as diretrizes da doença e a importância da prevenção.

A assessora técnica da Gerência de Ações Estratégicas da Sesau, Monique Cardoso, afirma que o mês está terminando, mas a campanha continua durante o resto do ano, porque as mulheres precisam ficar atentas quanto o câncer de mama, a prevenção, diagnóstico e o tratamento. É necessário que os profissionais que estarão trabalhando diretamente com as pacientes tenham conhecimento e saibam como orientar e encaminhar para o oncologista.

Técnica de Enfermagem e futura enfermeira, Ana Luzia Lima, que está cursando o décimo período do curso, disse que as capacitações são sempre necessárias para todos os profissionais de saúde. “Como eu já atuei na área de saúde no setor de oncologia de uma clínica, para mim é importante estar sempre me atualizando, porque sempre surgem novas técnicas que são essenciais para melhoria do quadro de saúde do paciente”, afirmou.

“Agregar conhecimento é sempre bom para os que atuam na saúde, independentemente da função, porque surgem novos métodos, que são necessários para os que lidam no dia a dia com pacientes oncológicos”, ressaltou Carla Conceição Cipriano, que também é técnica de enfermagem e trabalha em um estabelecimento de saúde.

Durante toda tarde, os participantes tiveram uma série de informações sobre o câncer de mama e também de colo do útero. A enfermeira e assessora técnica da Sesau Carmem Nascimento falou sobre as diretrizes do câncer de mama.

Ainda no encontro, participaram o médico Francisco Mamede, falando sobre a patologia do câncer e entre os palestrantes Kátia Galvão, que abordou sobre a histologia da mama. Já a enfermeira Ana Carla falou sobre a Avaliação Clínica da mama; a psicóloga Nilza Omena ( Câncer de Mama e Aspectos Emocionais) e Fernanda Roseane fez uma explanação sobre o Plano Estadual de Oncologia, que melhorou a qualidade da assistência aos portadores de câncer em Alagoas.