Saúde

Adolescentes recorrem à musculação em busca de corpo adulto

Mudanças fisiológicas por meio da contração de músculos em treinamento para vencer resistência são os atrativos

29/10/2016 12h23
Adolescentes recorrem à musculação em busca de corpo adulto
Reprodução - Foto: Assessoria

Ter a aparência de adulto é o desejo da maioria dos adolescentes que buscam a academia para fazer musculação, pesquisas indicam que as mudanças fisiológicas no corpo são os atrativos para o aumento da procura. Porém a educadora física, Krysthiane Santos alerta que os exercícios devem ser realizados com métodos fáceis e simples para que o corpo não sinta, por ainda estarem em fase de desenvolvimento.

“Muitos adolescentes querem fazer os mesmos exercícios dos amigos, por exemplo, principalmente quando veem que a musculação tem dado resultado, mas não é só assim; as chances de lesões quando o treinamento é feito sem cautela é grande, às vezes o amigo já vem pegando mais carga por conta do tempo dele na academia ser maior, e isso deve ser respeitado, não adianta pegar carga em excesso esperando que vá se chegar ao resultado mais rápido”, explicou.  

A educadora física orienta que aqueles alunos adolescentes mais raquíticos procurem um endocrinologista, bem como a presença dos pais no sentido de relatar a importância do treino e de sua individualidade.

“Cada corpo responde de um jeito, muitos adolescentes querem seguir o que o colega pediu, mas não é assim, os métodos de exercícios são supervisionados pelo educador físico e dependendo da resposta deste aluno o treinamento vai evoluindo”, ressaltou.

Para ela a importância de se preocupar um endocrinologista é fundamental porque diante dos exames é que será feito o treinamento do adolescente na musculação. “Se os hormônios estiverem equilibrados segue os exercícios, do contrário tem que seguir o que o especialista diz”.

Krysthiane Santos disse ainda que a maioria dos adolescentes que buscam a musculação quer ter corpo de adulto antes da hora.  Não há restrições e o treinamento pode começar desde criança, desde que haja cuidados na prescrição do programa e que o aluno seja acompanhado.  

Para endossar a fala da educadora, a Associação Nacional de Força e Condicionamento, a Sociedade de Medicina Desportiva e a Academia Americana de Pediatria, são unânimes em afirmar que as crianças e adolescentes podem ser beneficiados com um programa de treinamento de força, desde que seja corretamente supervisionado.

“A força muscular é um requisito fundamental para desenvolvimento da maioria das atividades diárias de adultos, adolescentes e também crianças. Ou seja, o treino de força, além de não prejudicar, pode trazer inúmeros benefícios para esta faixa etária”.  

“Portanto, não restrinjam as crianças de fazer esta modalidade de treinamento, mas exijam sempre profissionais qualificados e capacitados para acompanhá-las", diz a Associação.

Musculação na fase de desenvolvimento traz vários benefícios

Os benefícios que a musculação pode resultar em crianças e a juventude são os mesmos que nos adultos, entre eles a melhora na concentração, fortalecimento da massa óssea, redução dos riscos de lesões, promoção do controle do peso, evita hipertensão, obesidade, além de favorecer a sociabilidade e a autoestima.

A nutricionista esportiva Karla Viana lembra também da alimentação dos iniciantes na musculação no sentido de se investir no que come a partir dos nutrientes ingeridos. “É cada vez mais evidente a importância da nutrição para crianças e adolescentes que se exercitam, tanto em nível competitivo, como recreacional, além das demandas nutricionais elevadas pela prática esportiva, deve-se considerar que o crescimento e o desenvolvimento naturalmente aumentam os requerimentos nutricionais.

Ainda de acorda com a nutricionista, o ritmo acelerado de crescimento e a elevada necessidade de energia e nutrientes para o crescimento ósseo, tecidual, cerebral e maturação sexual, tornam crianças e adolescentes atletas vulneráveis à ingestão insuficiente de nutrientes e ao surgimento de deficiências nutricionais. Além disso, atletas jovens são extremamente susceptíveis à influência dos colegas e vulneráveis a informações errôneas de diversas fontes.

Karla Viana afirma que um plano alimentar adequado deve oferecer energia e nutrientes suficientes para garantir o crescimento normal e as demandas energéticas aumentadas pelo exercício e deve ser composta por uma alimentação variada, incentivando a escolha de alimentos saudáveis.

Para ela ainda que seja difícil estabelecer normas com relação à nutrição das crianças e dos adolescentes que praticam exercícios físicos, deve-se ter especial cuidado na cobertura das necessidades de calorias e de outros nutrientes, assim como da necessidade hídrica, sem que seja preciso consumir suplementos, salvo em casos específicos, onde devido a rotina, tempo reduzido para as refeições, aliado à pequena capacidade gástrica, pode tornar necessário o emprego de suplementos para ajudar a atingir as necessidades, mas sempre com a orientação do profissional qualificado.

Consumo inadequado pode resultar em consequências graves

A nutricionista esportiva Karla Viana destaca frisando que o consumo inadequado é uma preocupação constante, porque caso essa situação se prolongue, pode resultar em graves consequências para a saúde, tais como deficiências nutricionais, desidratação, atraso puberal, baixa estatura, irregularidades menstruais, fragilidade óssea, maior incidência de lesões, aumento no risco de desenvolver distúrbios nutricionais, comprometimento escolar e queda na imunidade.

“Deve-se avaliar a alimentação de cada atleta individualmente, e para o acompanhamento do estado nutricional e do desenvolvimento, deve-se avaliar a composição corporal, ingestão alimentar, preferências e aversões alimentares e os exames bioquímicos. O profissional de saúde que trabalha com esse grupo específico deve estar ciente das suas particularidades fisiológicas e de suas necessidades específicas, como a maior necessidade de cálcio para a deposição óssea, assim como maior requerimento de ferro, devido ao aumento na massa corporal e no volume sanguíneo e pelo aparecimento da menarca nas meninas”, ressaltou.

A especialista finaliza salientando que é importante incluir atividades educativas com o intuito de evitar orientações impróprias ou conflitantes em relação à alimentação. “Crianças e adolescentes devem ser encorajados a uma vida saudável, com a prática de esportes, desde que não tenha nenhuma contraindicação. Atletas com maior conhecimento nutricional tendem a fazer escolhas alimentares mais adequadas, resultando em melhores estado de saúde e performance. Consulte um nutricionista, profissional qualificado para a elaboração de um plano alimentar individual de acordo com as suas necessidades específicas”.