Saúde

Ação do Outubro Rosa conscientiza servidoras no sistema prisional

Servidora, exemplo de superação, estimula colegas de trabalho a fazer o diagnóstico através do autoexame

Por Agência Alagoas 26/10/2016 10h52
Ação do Outubro Rosa conscientiza servidoras no sistema prisional
Reprodução - Foto: Assessoria

Disseminar hábitos de vida saudáveis através da alimentação, lazer e esporte, gerar assistência médica e formar multiplicadores de conhecimento para prevenção e tratamento de doenças. Esses valores são levados a sério pela Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que promove, periodicamente, campanhas para servidores e apenados.

Na terça-feira (25), mais uma importante ação do Outubro Rosa foi realizada no sistema prisional. Servidoras penitenciárias estiveram reunidas com representantes da Rede de Feminina de Combate ao Câncer de Mama. Elas debateram fatores de risco que causam o câncer, assistiram a campanhas de conscientização, conheceram fatores de risco e participaram de dinâmicas.

No evento, a servidora Nayara Lima, um caso de superação e exemplo para outras mulheres, falou sobre os cuidados vencer o do câncer de mama e levar uma vida saudável. “A luta não é fácil, mas é necessário ter força de vontade e fé para enfrentar os problemas. A conscientização e o diagnóstico precoce são determinantes, por isso façam o autoexame das mamas”, afirma.

A gerente de Saúde, Larissa Vital, lembra que as ações deste mês foram intensificadas para beneficiar as servidoras. “Fizemos uma pré-avaliação no sistema prisional. Havendo necessidade, marcamos a ultrassonografia e mamografia no Hospital Santa Casa. Aqueles que tiverem dúvida, podem nos procurar no Prédio Administrativo entre segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, informou.