Saúde

Confira o perfil de quem está na mira do câncer de mama

Fique de fora das estatísticas que apontam o diagnóstico da doença em mais de 500 mulheres em Alagoas somente em 2016

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 14/10/2016 10h24
Confira o perfil de quem está na mira do câncer de mama
Reprodução - Foto: Assessoria

O câncer de mama levou a óbito 115 alagoanas somente nos sete primeiros meses deste ano. Somente este ano, outras 520 deverão ter confirmado o diagnóstico da doença. Mas, e daí? Diante desta realidade, o que você pode fazer para não entrar nesses números?

Esse é o desafio proposto pela campanha Outubro Rosa e que vem permeando ações na Santa Casa de Maceió, como palestras e distribuição de botons, realizadas pela Cipa e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A receita para prevenir o câncer de mama é simples mas exige uma mudança de atitude. A lista de “ingredientes” inclui evitar a obesidade, manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar bebidas alcoólicas e reduzir a exposição a radiações ionizantes.

Segundo o mastologista João Aderbal, a receita inclui ainda outros ingredientes: “Estão mais predispostas a ter a doença mulheres que fazem uso da terapêutica conhecida como reposição hormonal, que deve ser realizada de forma criteriosa pelo médico; pessoas que tem lesões hiperplásicas da mama, pacientes com histórico familiar ou com mutações genéticas constatadas pelo médico através de exames oncogenéticos.

Diagnóstico

A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial, que por serem muito pequenas (medindo milímetros) são difíceis de serem identificadas pelo autoexame.

O Instituto Nacional do Câncer indica que a mamografia seja realizada a cada dois anos entre 50 e 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda 40 anos ou de acordo com o histórico familiar.