Roteiro cultural

'Vamos Subir a Serra' celebra uma década de resistência e lança edição histórica com estreia de documentário e debates no Arte Pajuçara

Por Assessoria 30/05/2026 11h32 - Atualizado em 30/05/2026 11h34
'Vamos Subir a Serra' celebra uma década de resistência e lança edição histórica com estreia de documentário e debates no Arte Pajuçara
Apresentação do maestro Jairon, em 2024 - Foto: Assessoria

No dia 03 de junho de 2026, o Centro Cultural Arte Pajuçara será o palco de um marco para a cultura negra e a economia criativa de Alagoas. O projeto Vamos Subir a Serra completa 10 anos de uma trajetória escrita com axé, persistência e propósito, e convida o público, a imprensa e os formadores de opinião para o lançamento oficial de sua edição comemorativa.

Mais do que apresentar as novidades deste ano histórico, o evento será uma imersão na própria jornada do projeto, coroada com a estreia exclusiva do documentário que narra essa década de transformação social, salvaguarda do patrimônio imaterial e fortalecimento do afroempreendedorismo.

O festival é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, com produção assinada pela gestora cultural Simone Benchimol e identidade visual do Núcleo Zero. O evento de lançamento e a produção do documentário tem recursos de emenda parlamentar executada por meio da Fundação Cultural Palmares e apoio da Prefeitura de Maceió.

Uma Década Transformando Realidades

Nascido com o propósito de conectar a sociedade às suas raízes ancestrais, o Vamos Subir a Serra consolidou-se ao longo de dez anos como o maior hub de Economia Criativa Afro do Norte-Nordeste. O projeto se destaca por impulsionar o ecossistema do Black Money e valorizar os saberes tradicionais, transformando-se em um investimento direto em pilares de ESG, equidade racial e desenvolvimento sustentável no estado.

Alguns detalhes da programação oficial de novembro serão revelados ao público durante o evento. O lançamento funcionará como um tributo vivo à memória do projeto, abrindo espaço para o debate e para a celebração das conquistas acumuladas ao longo desses dez anos de persistência.

Programação Completa do Lançamento (03 de Junho)


14h00 | Recepção: Abertura das portas para o público e convidados.

14h30 | Mesa Redonda – Cultura, Empreendedorismo e Protagonismo: Um debate sobre o impacto da identidade na economia criativa. O painel contará com as participações de Keyler Simões (Produtor Cultural), Nessa Germano (Lago das Cores) e Carlos Jorge( empreendedor Social), sob a mediação de Tiago Mochileiro.

15h30 | Intervalo para Café

16h00 | Mesa Temática – Capoeira e Ancestralidade: Musicalidade, Expressão Corporal e Legado: Discussão profunda sobre a salvaguarda dessa expressão cultural e patrimônio imaterial. O painel terá a presença de Mestre Besourão e Mestre Mola e Mediação de Sirlene Contrastar Rasteirinha

17h30 | Intervalo para Café

18h30 | Lançamento Oficial e Estreia do Documentário: projeto Vamos Subir a Serra – 10 Anos, primeira exibição pública do documentário que registra a memória e o legado da última década.

20h00 | Show Cultural: Serviço: Lançamento Vamos Subir a Serra – 10 Anos

Data: 03 de junho de 2026


Horário: Das 14h às 21h

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113 - Pajuçara, Maceió - AL)

Entrada: Gratuita