Roteiro cultural
Pinto da Madrugada 2026 terá Ed Gama como embaixador e o tema “Um mar de alegria”
O bloco Pinto da Madrugada, considerado Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, anunciou seu tema para o carnaval de 2026: “Um mar de alegria”. O desfile acontecerá no dia 7 de fevereiro, na orla de Pajuçara, em Maceió, com concentração às 6h e saída prevista para as 9h. O humorista alagoano Ed Gama será o embaixador do evento.
“Fiquei muito feliz e lisonjeado. Lembro de assistir ao Pinto com minha avó e meus familiares. Hoje, poder fazer parte é como fechar um ciclo e iniciar outro na minha vida e na minha carreira”, afirmou Ed Gama.
A direção do bloco ressaltou que a escolha do humorista se deve à sua ligação com Alagoas e à visibilidade nacional que ele possui, sempre destacando e enaltecendo o estado. Outro fator importante foi o exemplo recente de superação pessoal do artista, que ampliou o debate sobre saúde mental e física no país — uma temática que será abordada no desfile e nos próximos anos.
Histórico e importância cultural
Ed Gama destacou o significado do convite: “O Pinto da Madrugada é um patrimônio cultural de Alagoas. Todo alagoano tem alguma história com o Pinto, seja desfilando ou assistindo. Eu mesmo já desfilei quando era mais novo com um bloco de amigos da escola, e isso sempre fez parte da minha vida.”
Ele também ressaltou o impacto social e econômico do bloco. “É um bloco gigante, que movimenta a economia, dá visibilidade ao pré-carnaval e mantém uma história bonita, familiar e sem violência. Um carnaval de respeito, onde as pessoas vão para se divertir.”
No dia do desfile, Ed Gama estará presente e participará da transmissão ao vivo junto à imprensa alagoana. Além disso, ele produzirá conteúdos para divulgar Maceió, seus patrimônios culturais, tradições e belezas naturais, levando convidados e influenciadores para ampliar a projeção do Pinto da Madrugada em nível nacional.
Mais lidas
-
1Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
2Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
3Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
4Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade
-
5Estudo
Com aumento das chuvas, verão concentra 44% dos desastres por precipitação no Brasil, aponta estudo



