Roteiro cultural

Beatriz Vilela lança livro que revela a marginalização dos cinemas de rua em Maceió

Por Assessoria 07/11/2025 14h22
Beatriz Vilela lança livro que revela a marginalização dos cinemas de rua em Maceió
Beatriz Vilela, escritora, cineclubista e doutoranda em Ciências Sociais - Foto: Assessoria


Beatriz Vilela, escritora, cineclubista e doutoranda em Ciências Sociais, lança o livro “Cinemas de Rua: Sociabilidades, Decadência e Moralidade em Maceió” pela editora Loitxa Lab, no dia 07 de novembro, às 19h, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Maceió.

A obra apresenta um olhar sociológico sobre a transformação e o fechamento de antigas salas de exibição na capital alagoana, como os cinemas Lux, Ideal e Plaza, que, por décadas, abrigaram memórias afetivas, convivência urbana e experiência coletiva de exibição audiovisual.

Resultado de uma pesquisa realizada pela autora durante o mestrado, o estudo revela como esses espaços, antes associados ao lazer familiar, foram gradualmente marginalizados em meio às mudanças socioculturais e econômicas que marcaram Maceió a partir dos anos 1960.



A partir dos anos 1980, a chegada dos cinemas instalados em shoppings acelerou uma mudança no hábito de consumo audiovisual. O público deixou as salas de bairro para frequentar os grandes centros de compras, onde a ida ao cinema passou a se integrar a outras formas de consumo e entretenimento.

Sem políticas culturais que assegurassem a modernização desses espaços e diante da elitização crescente da prática cinematográfica, os cinemas de rua perderam espaço. Nesse cenário, passaram a exibir filmes considerados impróprios pela moral pública da época, reforçando sua imagem como lugares “decadentes” e periféricos.

A obra aponta que a decadência desses cinemas não se limita ao aspecto arquitetônico ou econômico: trata-se de um fenômeno urbano e cultural, que influencia sociabilidades, memórias e formas de ocupar a cidade. Ao analisar esse processo, Beatriz Vilela abre espaço para debates sobre preservação, democratização do acesso ao cinema e transformação das práticas de lazer.

O lançamento é aberto ao público e acontece no dia 07 de novembro, às 19h, na sala Pajuçara, integrando a programação oficial do Sesc Alagoas e Mirante Cineclube na Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Após o lançamento, “Cinemas de Rua: Sociabilidades, Decadência e Moralidade em Maceió” fica disponível para compra na loja online da editora Loitxa Lab e presencialmente no estande da Livraria Novo Jardim.