Roteiro cultural

Jornalista Eliana Custódio lança 'Travessia' — um livro sobre recomeços, amor e esperança

Lançamento ocorrerá durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió (Estande 17), com sessões de autógrafos nos dias 31 de outubro e 05 de novembro, das 14h às 16h

Por Assessoria 25/10/2025 15h18 - Atualizado em 25/10/2025 19h36
Jornalista Eliana Custódio lança 'Travessia' — um livro sobre recomeços, amor e esperança
Eliana Custódio vai lançar "Travessia" na Bienal do Livro de Alagoas - Foto: Divulgação

A jornalista, roteirista e poetisa Eliana Custódio lança seu primeiro livro autoral, Travessia, uma obra poética sobre sentimentos universais — perdas, recomeços, amor e esperança. O lançamento ocorrerá durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió (Estande 17), com sessões de autógrafos nos dias 31 de outubro e 05 de novembro, das 14h às 16h.

Nos versos da autora, cada palavra nasce da urgência de viver e sobreviver em tempos de mudança, transformando experiências pessoais em reflexões que tocam o coração do leitor. Mais do que uma coletânea de poemas, Travessia é um companheiro de jornada: um livro que acolhe, aquece e convida à delicadeza. A poesia de Eliana abraça, resgata o humano e faz da palavra um lugar de alívio e beleza.

Apaixonada pela escrita e por todas as suas formas de expressão, Eliana Custódio é jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com 24 anos de atuação no telejornalismo. Também atua como assessora de comunicação e redatora em sites e revistas digitais.

Sua paixão pela escrita começou ainda na infância, quando declamava poesias e histórias para as professoras. Aos 17 anos, já escrevia poemas e crônicas — uma paixão que se fortaleceu durante a pandemia, período em que criou o perfil @empoemar_se, no Instagram, para compartilhar sua produção poética.

Em 2023, Eliana publicou crônicas e poemas em três coletâneas lançadas na Bienal do Livro de Alagoas: Primeira Antologia da Confraria Nós Poetas, Poetas de Maceió e Cronistas de Maceió. Agora, com Travessia, assina uma obra solo que marca um novo ciclo de sua carreira literária.

Eliana Custódio é membro da Academia Mundial de Cultura e Literatura, onde ocupa a cadeira 25; da Academia Maceioense de Letras; da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Núcleo Alagoas); e do Grupo Literário Alagoano (GLA).

Sua escrita também pode ser acompanhada no Instagram: @elianacustodiojornalista.