Roteiro cultural
A Mulher Sem Pecado – um clássico renascido no palco chega a Maceió neste final de semana

“Toda mulher começa menina… mas nenhuma fica assim pra sempre.” É com essa frase que se abre a nova montagem de A Mulher Sem Pecado, primeiro texto teatral de Nelson Rodrigues. Escrito em 1941, o espetáculo marcou a estreia de um dos maiores dramaturgos brasileiros nas “peças psicológicas” e é a obra escolhida para finalizar a turma nível iniciante do Curso livre de Teatro do Centro de Pesquisas Cênicas (CEPEC). Ciúme, obsessão e poder – temas que continuam urgentes e prometem desafiar o público.
Enredo de suspense e paixão
A trama acompanha Olegário, homem rico que, após ficar paralítico, passa a vigiar obsessivamente a esposa Lídia. Dominado por um ciúme doentio, ele contrata gente para segui-la “da modista à padaria” e vê possíveis amantes até nos rostos mais improváveis, inclusive no mendigo que vaga pelas ruas. Olegário suborna pessoas para vigiar a mulher, adota métodos controversos para assegurar sua fidelidade e transforma a vida do casal num cotidiano de acusações e vigilância constante. A história progride como um verdadeiro thriller: as vozes do inconsciente invadem a cena, segredos emergem e as fronteiras entre amor e obsessão se dissolvem. No desfecho, algo q surpreendente fecha a trama.
Uma montagem contemporânea com olhar feminino
Nesta nova produção, a encenação aposta numa linguagem contemporânea para iluminar o texto de Nelson Rodrigues. Sob direção e adaptação de Aldine de Souza, o espetáculo resgata a dramaturgia original e acrescenta camadas de crítica social. Olegário é confrontado por uma Voz Interior feminina, representação da consciência e da culpa; essa presença em cena questiona o machismo que permeia a história e aproxima o público de Lídia, cuja dignidade resistiu às paranoias do marido. O elenco formado por Alícia Costa, Aline Manzi, Ennia Carolina, Jade Neves, Luka Thompson, Laise Lopes, Mateus Cordeiro e Valentina Dvogeski, entrega interpretações intensas, cercadas por um cenário minimalista e uma iluminação que traduz o labirinto mental do protagonista. É uma oportunidade única de ver de perto a obra que abriu caminho para clássicos do feroz autor brasileiro, Nelson Rodrigues.
Serviço
Estreia: 14 de setembro , às 19h30
Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro)
Ingressos: R$60,00 (inteira) / R$30,00 (meia).
Promocional: TODOS PAGAM MEIA-ENTRADA!
Você pode adquirir com o elenco, no Sympla ou na recepção da escola.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações e reservas: (82) 988139262 / @cepecal
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
3Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
4Lembra dela?
Quem é a famosa atriz da TV Globo encontrada em situação de abandono em Porto Alegre
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?