Roteiro cultural

Mestra Rosália, aos 80 anos, lança primeiro álbum em noite especial do Projeto Embolada do Jacinto

Evento gratuito celebra protagonismo feminino no coco, nesta sexta-feira (22), no Jaraguá

Por Assessoria 19/08/2025 13h18
Mestra Rosália, aos 80 anos, lança primeiro álbum  em noite especial do Projeto Embolada do Jacinto
A Mestra Rosália, aos 80 anos, lança seu primeiro álbum, "A Luz que Me Alumeia", em evento gratuito - Foto: Divulgação

Uma história de resistência e preservação cultural ganha novo capítulo nesta sexta-feira (22/08), no Espaço Garden da Toca do Calango – em Jaraguá. A Mestra Rosália, aos 80 anos, lança seu primeiro álbum, "A Luz que Me Alumeia", em evento gratuito que celebra o protagonismo feminino na cultura popular alagoana, em especial no coco.

O evento faz parte do Projeto Embolada do Jacinto, com ações desenvolvidas pelo Instituto CasaDelas, com produção de Sue Chamusca Arte e Assessoria. A iniciativa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce).

A entrada franca reforça o caráter democrático e inclusivo do projeto, permitindo que toda a comunidade tenha acesso a essa celebração da cultura alagoana. É uma oportunidade única de presenciar o encontro entre tradição e contemporaneidade, onde a sabedoria ancestral dialoga com as novas formas de expressão artística.

Mestra Rosália – a trajetória dela é um testemunho vivo da riqueza cultural do agreste alagoano. Nascida em Arapiraca e destaladeira de fumo desde os 6 anos de idade, ela nunca teve a oportunidade de ser alfabetizada, mas se tornou guardiã de uma memória musical que atravessa gerações. Filha de trabalhadores rurais, cresceu entre os salões de fumo e as roças, onde aprendeu cantos de trabalho, cocos de roda, aboios, cantigas de terreiro e cirandas que hoje compõem seu álbum de estreia.

"A Luz que Me Alumeia" reúne 18 faixas que representam décadas de vivência musical da mestra. O repertório inclui cantos de trabalho, coco de roda alagoano, aboio de roça, cantigas de terreiro, ciranda e até um samba de autoria própria que dá nome ao álbum. Acompanhada pelos músicos da Cia. Cabelo de Maria, a obra registra tradições musicais que correm o risco de se perder no tempo.

O reconhecimento da importância cultural de Mestra Rosália veio no final dos anos 1990, quando a musicista e cantora Renata Mattar visitou sua comunidade para uma pesquisa sobre cantos de trabalho. Desde então, a mestra tem sido levada para apresentações por todo o Brasil, culminando agora na produção deste álbum ao lado de Gustavo Finkler, parceiro de Renata na Cia Cabelo de Maria.

Noite de protagonismo feminino


O evento desta sexta-feira celebra não apenas o lançamento do álbum, mas também o papel das mulheres na preservação da cultura popular. Além de Mestra Rosália, a programação conta com outras três atrações femininas que prometem embalar a noite:

Telma César - professora, cantora e compositora alagoana, apresenta um repertório que reúne músicas autorais, composições do Mestre Jacinto e baianás aprendidas com suas mestras alagoanas, ganhando novos arranjos. Acompanhada por uma banda formada por Carol Vilela (cavaquinho, percussão e vocais), Roberi Rei (percussão), Toni Augusto (violão e guitarra), Anderson Almeida (baixo) e Amanda Monteiro e Brenda Lima (vocais), ela promete fazer o público dançar e cantar com ritmos que passeiam pelo coco, samba, baião e bolero.

Coco de Ybiúna - grupo percussivo e autoral nascido em 2022, traz a confluência entre as cosmovisões de matriz africana e originária. O nome "Ybiúna" vem do tupi, onde "YBY" significa "terra" e "UNA" significa "preto", formando o "Coco de Terra Preta". Formado por Amanda Monteiro, Brenda Lima, Nessa Germano e Andreia Matias, o grupo homenageia mestras e mestres da cultura popular do coco de roda enquanto desenvolve um trabalho autoral.

Completando a programação, Fernanda Fassanaro fica responsável pela discotecagem, criando a trilha sonora perfeita para uma noite dedicada à celebração da cultura popular.

SERVIÇO


Evento: Embolada do Jacinto - Lançamento do álbum "A Luz que Me Alumeia"

Data: nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Horário: a partir das 19h

Local: Espaço Garden da Toca do Calango – Jaraguá

Entrada franca

Programação:

- Mestra Rosália e Cia Cabelo de Maria - Lançamento do álbum "A Luz que Me Alumeia"

- Telma César

- Coco de Ybiúna

- Fernanda Fassanaro (discotecagem)

Realização: Instituto CasaDelas

Produção: Sue Chamusca Arte e Assessoria