Roteiro cultural
Swordplay: Maceió sedia no domingo evento geek que simula batalhas medievais
Projeto A Forja 2025 conta com incentivo do Governo de Alagoas, através da Política Nacional Aldir Blanc

Espadas de espuma, armaduras e muita criatividade vão tomar conta do Maceió Shopping no dia 13 de julho, durante a Forja 2025, evento que transforma o espaço em um ambiente inspirado na Idade Média.
A programação gratuita reúne atividades para todas as idades, como batalhas de Swordplay (esporte que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas revestidas com espuma), oficinas criativas, vivências teatrais e experiências que conectam cultura pop e tradição histórica.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
De acordo com o presidente da Associação Alagoana de Swordplay (AAS), Alex Michel, o evento é mais do que um grande encontro para entusiastas da cultura medieval. “A Forja nasceu da vontade de reunir as pessoas que amam o universo geek, medieval e do combate esportivo de forma segura, lúdica e inclusiva. É uma experiência aberta a todos, desde quem já pratica swordplay até quem vai ter o primeiro contato com esse universo fantástico”, explica Alex.
Entre os destaques da programação estão as batalhas temáticas como “Todos contra Todos”, “Invasão ao Castelo” e “Batalha de Drakkar”, oficinas de forja de espadas de espuma, encenações ao estilo LARP, espaços instagramáveis, mercado temático e o aguardado Torneio de Cosplay, que premiará os melhores trajes e performances.
Outro atrativo são os desafios de habilidade com arco e javelin, as dungeons interativas, o Canto do Bardo, espaço para narrativas e poesia, e o divertido Troll Ball, jogo que combina estratégia e agilidade.
“Queremos proporcionar uma vivência completa, onde cada pessoa possa se sentir parte de um universo fantástico. E, mais que isso, mostrar que o swordplay é um esporte acessível, criativo e transformador”, destaca o presidente da AAS.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Cinema
F1: O filme com Brad Pitt é baseado em história real?
-
3Posto 7
Assessor político é encontrado morto dentro de veículo próximo a base da Oplit na Jatiúca
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Redes sociais
PED do PT: Chapa denuncia compra de votos, bolsonaristas e entregas de cestas básicas