Roteiro cultural
Museu da Imagem e do Som de Alagoas abre exposição Nise 120 anos – A Revolução do Afeto
Mostra reúne mandalas produzidas por estudantes do Colégio Tiradentes em homenagem à psiquiatra alagoana Nise da Silveira
O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebe, até o dia 30 de maio, a exposição Nise 120 anos – A Revolução do Afeto, com obras produzidas por alunos do Colégio Tiradentes. A mostra é resultado das oficinas de arte inspiradas na vida e no legado da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que revolucionou a forma de tratar a saúde mental ao introduzir terapias expressivas baseadas no afeto e na criatividade.
Durante as oficinas, os alunos mergulharam na trajetória de Nise e criaram mandalas que expressam emoções, cores e simbolismos, promovendo uma verdadeira catarse artística. A iniciativa reforça o papel da arte como linguagem terapêutica e ferramenta de transformação social.
“Celebrar Nise é reafirmar o poder do afeto e da arte na construção de um mundo mais sensível e justo. Essa exposição emociona porque é feita de sentimentos, cores e histórias que tocam profundamente cada visitante”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

A supervisora do Misa, Jinny Mikaela, ressalta o impacto da mostra para o público e os estudantes envolvidos. “Os alunos foram instigados a olhar para dentro de si e transformar emoções em arte. O resultado é uma exposição que dialoga com a essência do trabalho de Nise da Silveira e reforça o papel do museu como espaço de acolhimento, expressão e memória”, pontuou.
A exposição Nise 120 anos – A Revolução do Afeto está aberta à visitação gratuita até o dia 30 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 16h, no Misa, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Mais lidas
-
1Agreste alagoano
Motorista fica ferido após colisão de carro contra poste na zona rural de Arapiraca
-
2Veja vídeo
São João de Maceió terá 20 dias de programação e movimentará R$ 350 milhões
-
3Maceió
Encostas da Grota da Macaxeira e João Sampaio são entregues e ampliam proteção em áreas de risco
-
4Maceió
Investimentos da Prefeitura estão concentrados na parte alta da cidade
-
5Aldeia Nova Esperança
Indígenas Katokinn cobram acesso à saúde em Pariconha





