Roteiro cultural
Projeto eXcaliball estreia em Maceió com baile temático e protagonismo dissidente
A cultura Ballroom em Alagoas ganha ainda mais visibilidade com a realização da primeira edição da eXcaliball, que acontece no próximo 24 de abril, às 21h30, no Rex Bar, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento é voltado para a valorização artística de pessoas LGBTQIAPN+, negras, PCDs, positHIVas, neurodivergentes e dissidentes de gênero, e será conduzido pela House of eXcaliburrr.
Com uma proposta de baile performático, inspirado na estética da fantasia medieval, a eXcaliball oferece ao público uma experiência imersiva de expressão, competição e celebração por meio de categorias clássicas da Ballroom, como runway, vogue femme, face, sex siren, entre outras.
O projeto é realizado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“Em Alagoas a cena Ballroom tem crescido cada vez mais, bailes acontecem com uma frequência maior a cada ano, tais como os prêmios têm melhorado a cada baile. Conseguir o recurso desse edital é uma oportunidade de pessoas negras, trans, dissidentes de gênero e sexualidade, neurodiversas e queer em espaços de prestígio pela sua entrega artística. Uma oportunidade de afirmar e reafirmar a importância cultural da expressão desses corpos em Alagoas”, disse um dos idealizadores do projeto, Manel eXcaliburrr.
"A cena Ballroom é arte, identidade e resistência. Ao apoiar eventos como a eXcaliball, estamos promovendo a inclusão e reconhecendo a potência cultural de pessoas que há muito tempo criam, inovam e transformam a cultura em Alagoas", destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A programação do baile inclui apresentação da House of eXcaliburrr, performances teatrais e dançantes, além de batalhas entre participantes em diferentes categorias. A retirada dos ingressos é gratuita, via Sympla, e o evento contará com listas específicas para pessoas trans, da cena Ballroom e PCDs, garantindo a presença majoritária do público-alvo.
Mais lidas
-
1História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
2'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?
-
3Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos
-
4Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
5True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença




