Roteiro cultural
1º Festival Alagoas de Circo já tem datas definidas e promete fortalecer a arte do picadeiro no estado
Evento, realizado de 1º a 10 de agosto de 2025, terá oficinas, espetáculos e intercâmbio entre artistas

A magia do picadeiro vai tomar conta do litoral alagoano. A Associação Enlevo realiza, de 1º a 10 de agosto, o 1º Festival Alagoas de Circo, projeto que visa a valorização da arte circense e o fortalecimento dos laços culturais entre trupes, escolas de circo, artistas independentes e circos tradicionais que percorrem o estado.
A iniciativa, inédita em Alagoas, propõe a troca de saberes e técnicas por meio de oficinas, palestras e espetáculos abertos ao público. O Festival trabalha ainda no reconhecimento do circo como patrimônio imaterial e na construção de políticas públicas para as comunidades circenses itinerantes, que vivem e se apresentam em lonas espalhadas por diversas cidades alagoanas.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. As inscrições para participação estarão abertas de 25 a 30 de abril.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância do evento para o reconhecimento e incentivo à arte circense no estado.
"O circo é uma das manifestações mais antigas e encantadoras da nossa cultura popular. Apoiar iniciativas como o Festival Alagoas de Circo é uma forma de preservar essa tradição, valorizar os artistas e, principalmente, garantir que as novas gerações tenham acesso a essa arte. O governador Paulo Dantas tem compromisso com a cultura itinerante e com todas as expressões que fortalecem nossa identidade e diversidade cultural", afirmou a gestora.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente