Roteiro cultural
Tambor Falante debate Amazônia Negra: Mocambo do Brasil Quilombo
O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, junto com a Rede de Mulheres Negras de Alagoas realizam na próxima terça-feira (04 de fevereiro), às 19h, no auditório do Senac – Poço, a primeira edição de 2025 do projeto Tambor Falante, com o tema “Amazônia Negra: Mocambo do Brasil Quilombo”, mergulhando nas raízes e lutas negras do Amazonas.
A roda de conversa terá como palestrante Marcos Moura, cientista político, educador popular, presidente do Instituto Cultural Ajuri e coordenador da Escola Afro-Amazônica de Parintins, um projeto de educação antirracista, decolonial e popular. Além disso, é poeta, compositor e militante do movimento negro.
A atividade tem como objetivo oportunizar a troca de experiência das lutas do movimento negro e dos fazedores da cultura afro em Alagoas e o trabalho desenvolvido no Amazonas, além de aproximar as culturas dos dois Estados. Também proporcionar momento de reflexão a respeito da necessidade de se ampliar a luta contra o racismo.
A noite começa com um Mushaka Cultural explosivo dos mestres de capoeira Besourão e Leto Santana. A mediação será de Valdice Gomes, coordenadora do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. Ainda sobre o palestrante, Marcos Moura também é membro do Conselho de Arte do Boi Bumbá Caprichoso e da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (ABAC).
Além disso, atua na valorização da cultura, da educação e na defesa dos direitos humanos junto a comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas, urbanas de Parintins. Seu compromisso está na valorização das tradições populares e na promoção da visibilidade da “Amazônia Negra”.
Serviço:
O quê: Tambor Falante “Amazônia Negra: Mocambo do Brasil Quilombo
Quando: Terça-feira – 04/02, às 19h
Onde: Auditório do Senac-Poço.
Contato: Valdice Gomes (82) 99999-1301
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




