Roteiro cultural

Sistema Socioeducativo apresenta espetáculo natalino no Teatro Deodoro

Iniciativa da Secretaria de Prevenção à Violência levou 20 adolescentes e jovens ao palco centenário para peça intitulada ‘O Sentido do Natal’

Por Agência Alagoas 06/12/2024 11h24
Sistema Socioeducativo apresenta espetáculo natalino no Teatro Deodoro
Adolescentes em cena no Deodoro: artes cênicas fazem parte do dia a dia dos socioeducandos Augusto Costa - Foto: Augusto Costa

O palco do Teatro Deodoro recebeu, na quinta-feira (5), o espetáculo ‘O Sentido do Natal’, uma apresentação da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Os grandes protagonistas das duas sessões da peça exibida foram 20 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, que contracenaram com servidores das equipes pedagógicas que os acompanham nas unidades de internação.

A plateia pôde assistir a uma encenação lúdica e bem-humorada que apresentou a família de Noel, um entregador de presentes que se vê em uma situação inusitada ao ouvir conselhos de um anjo e de um demônio sobre seu casamento, além de recontar a vitória do Menino Jesus sobre o rei Herodes.

Para a gestora da Seprev, Paloma Tojal, promover um momento como esse é uma forma de valorizar o processo de ressocialização de todos os adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa.

“As artes cênicas fazem parte do dia a dia dos nossos socioeducandos, compõem o cotidiano deles assim como o esporte, os cursos profissionalizantes e as aulas. Trazê-los a um dos maiores palcos do teatro alagoano é uma forma de empoderá-los na arte e encorajá-los a seguir em busca de seus objetivos, estejam eles aqui ou em qualquer outro campo da vida. É uma bela maneira de fechar o ano”, afirmou a secretária.

A promotora de justiça Marília Cerqueira, que atua na seara da Infância e da Juventude, estava na plateia do teatro e comentou a importância da atividade.

“Hoje esses adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de tratar, por meio da arte, de temas que dizem respeito a todos os indivíduos. As relações interpessoais, o sentimento de doação ao outro, a importância da família, a questão da religiosidade, de que todos nós estamos irmanados em busca da prevalência do amor e da paz. Fazer com que eles possam ser ouvidos é transformador. Iniciativas como essa mostram que é possível, sim, pautarmos as nossas ações junto à socioeducação pensando na transformação desses jovens”, disse a promotora.