Roteiro cultural
Banda Nação Palmares, de Maceió, vai participar do October Reggae, em Salvador
Evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Pelourinho, nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'água
A banda Nação Palmares, originária do bairro da Santa Lúcia, parte alta de Maceió, está entre as selecionadas para participar do Festival October Reggae, que será realizado em Salvador, capital baiana, entre os dias 18 e 20 de outubro. O grupo alagoano teve sua música classificada em 4º lugar. A seleção foi feita através da música Um Dia Por Vez, dos compositores Iraci Oliveira e Enoque Andrade.
Histórico
A Nação Palmares, de Maceió, surgiu em meados de novembro de 2013 entre experiências de Ed Salú (vocal e guitarra) e Wagner Galvão (baterista e vocal), Alex Carvalho (guitarra solo e vocal), Diego Narciso (baixo) e Luiz Carlos (teclados). O projeto que tomou corpo com a entrada de outros músicos ganhou uma identidade musical forte da música reggae alagoana. O nome nação palmares foi dado pelo pesquisador social Ari Consciência em referência ao maior quilombo das Américas.
A proposta musical da banda é basicamente influenciada pelas décadas de 70, 80 do original reggae jamaicano e suas raízes no reggae contemporâneo nacional. À banda de modo geral é comprometida em retratar através de suas letras, as contradições da sociedade que afetam a vida do homem comum tais como desigualdade social, direitos humanos, e luta por justiça social. Participou de movimentos sociais e culturais, festivais, editais, lives, feiras, universidades programa de TV e Rádio e eventos de reggae já totalizando mais de 60 apresentações no Estado.
O grupo reside na periferia de Maceió, no bairro Santa Lúcia a banda tem um EP gravado em 2016, e dois Clipes oficiais, está em estúdio gravando seu novo álbum “PERIFERIA É O LUGAR”, Nação Palmares une ritmos brasileiros aos africanos, jamaicanos passeando pelo rock, blues, jazz, soul e toda música negra. Principais influências: Peter Tosh, Jacob Miller, Bob Marley, Jimmy Cliff, Steel Pulse, UB40, Aswad e no Brasil, Gilberto Gil, Tribo de Jah, Edson Gomes, Sine Calmon, Adão Negro, Ponto de Equilibrio e a banda Vibrações.
O festival
Nascido com o objetivo de fomentar a cena Reggae Nacional, o October Reggae Festival pretende abrir espaço para bandas e artistas independentes de todo o país mostrarem o seu trabalho e assim atraírem os holofotes para sua arte, ampliando definitivamente seus horizontes.
Serão 03 dias de muita música, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, Bahia, onde acontecerão nada menos que 45 apresentações, mostrando toda a pujança e diversidade do Reggae Brazuca.
Uma celebração imperdível que traz à tona toda a riqueza cultural do Reggae no Brasil, revelando talentos de todas as regiões do país. Com suas apresentações marcadas para os emblemáticos largos do Pelourinho, o festival não apenas promove a música, mas também valoriza a herança africana que é fundamental para a formação da identidade brasileira. É mister lembrar que Salvador é a maior cidade africana fora da África!
Este evento é uma importante oportunidade para fortalecer o Reggae, dando a sua devida visibilidade e reconhecimento, conectando diferentes estilos e influências que fazem parte desse gênero musical tão rico. Além de ser um espaço para apresentações musicais, o October Reggae Festival é uma plataforma para diálogos sobre cultura, história e a importância da música como forma de resistência e expressão.
O festival acontecerá de forma gratuita e visa atrair amantes da música Reggae, de todas as idades, nativos e turistas que buscam viver uma experiência cultural única. A expectativa é que a massa regueira compareça em peso, mostrando a força do Reggae, trazendo um público diversificado, agregando aos fãs do gênero, curiosos e simpatizantes.
Com um planejamento cuidadoso e a colaboração de artistas, produtores e patrocinadores e apoiadores, o festival promete conquistar seu espaço e tornar-se um evento necessário no calendário cultural do Brasil.
OCTOBER REGGAE FESTIVAL
Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2024.
Horário: das 17:00 às 23:00 nos dias 18 e 19 e das 14:00 às 19:00 no dia 20.
Local: Pelourinho – Largos: Tereza Batista, Pedro Archanjo, Quincas Berro D'água.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha