Roteiro cultural

Museu anuncia novas datas para o Cine Misa em homenagem ao cinema brasileiro

Edições extras acontecem nos dias 26 e 27 de junho, no auditório Pedro da Rocha

Por Daniel Borges / Ascom Secult/AL com Minc 21/06/2024 21h17 - Atualizado em 21/06/2024 21h21
Museu anuncia novas datas para o Cine Misa em homenagem ao cinema brasileiro
Projeto é aberto ao público e tem como público-alvo estudantes, universitários, pesquisadores e turistas - Foto: Ascom Secult

Devido ao grande sucesso de sua estreia, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) anunciou novas datas do projeto Cine Misa, em celebração ao Dia do Cinema Brasileiro. O evento, que acontece no auditório Pedro da Rocha, contará com duas sessões extras nos dias 26 e 27 de junho, com uma seleção de obras que vão desde documentários até animações, promovendo a cultura e a história do cinema brasileiro.

A programação também inclui uma palestra do graduando em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Clevson Barros da Silva Filho, que enriquecerá a discussão sobre o filme brasileiro "Uma História de Amor e Fúria".

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do projeto.

“O Cine Misa é uma oportunidade de resgatar e valorizar a história cinematográfica de Alagoas, ao mesmo tempo em que proporciona ao público o acesso a obras que refletem a nossa diversidade cultural. O evento não só celebra o Dia do Cinema Brasileiro, mas também reforça o compromisso do Museu em promover o patrimônio cultural de forma criativa e inclusiva", disse.

O projeto é aberto ao público e tem como público-alvo estudantes, universitários, pesquisadores e turistas. Com uma lotação máxima de 70 pessoas por sessão, recomenda-se o agendamento prévio, especialmente para grupos escolares, via e-mail [email protected].

Programação completa

26 DE JUNHO

Primeira Sessão (10h às 12h)

“Estrelas Radiosas”

SINOPSE: Documentário sobre a era de ouro da ZYO-4 (Rádio Difusora de Alagoas) e da radiofonia alagoana. Aldemar Paiva, Floracy Cavalcante, Cláudio Alencar, Cavalcanti Barros, Pedro Onofre, Silvia Lorene, Roland Benamor e outros grandes nomes relembram momentos marcantes da história do rádio em Alagoas.

Direção: Pedro da Rocha

Classificação Indicativa: Acima de 15 anos;

Segunda Sessão (14h às 16h):

Documentário “Isso Vale Um Filme”

SINOPSE: “Quando as ruínas de um cinema ganham vida sua história nos é revelada.” Isso Vale um Filme é o documentário realizado pelos alunos do Ateliê Sesc de Cinema sobre o Cine Plaza, cinema do bairro do Poço (Maceió – AL) situado nas imediações do Vale do Reginaldo que marcou a memória de muitas pessoas.

Roteiro, direção, fotografia e montagem: Coletiva, Um filme de Bruna Cabral, Gisele Siqueira, Italo Rodrigues, Suednes Teixeira, Taynah e Wellington Caetano.

Classificação Indicativa: Livre;

“O Catador de Fotogramas”

SINOPSE: Filme homenagem ao crítico de cinema Elinaldo Barros.

Direção: Pedro da Rocha

Classificação Indicativa: Livre;

27 DE JUNHO

Primeira Sessão (10h às 12h)

Palestra: Ministrada por Clevson Barros da Silva Filho, sobre a importância do filme e sua representação histórica.

“Uma História de Amor e Fúria” - SINOPSE: Um homem com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína. Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096. Classificação Indicativa: Acima de 12 anos. Direção: Luiz Bolognesi, Jean Cullen de Moura, Marcelo Fernandes de Moura.

Segunda Sessão (14h às 16h):

“Janela” - SINOPSE: Envolvida em uma rotina estressante, Juliana decide ir ao mundo dos sonhos e saberes, a biblioteca, procurando histórias que vão além da realidade. Classificação indicativa: LIVRE. Direção: Daniel Milano Costa de Lima e Michael dos Santos Leite.

“Josué e o Pé de Macaxeira” - SINOPSE: Ao trocar seu burro por uma "macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica. Classificação Indicativa: LIVRE. Direção e Criação: Diogo Viegas