Roteiro cultural

A Megera Domada: comédia de Shakespeare ganha ares circenses em montagem alagoana

Adaptação será encenada no dia 10 de março, em duas sessões, no Teatro Arte Pajuçara

Por Assessoria 01/03/2024 14h18
A Megera Domada: comédia de Shakespeare ganha ares circenses em montagem alagoana
A comédia narra as confusões criadas por um grupo de pretendentes pela bela e doce Bianca, após saberem da decisão de seu pai controlado - Foto: Divulgação

Uma das peças mais famosas do grande dramaturgo inglês William Shakespeare, A Megera Domada ganhará ares circenses, com muitas cores e personagens caricaturados. A adaptação é assinada pelo Centro de Pesquisas Cênicas (CEPEC) e chega aos palcos alagoanos no próximo dia 10 de março, no Teatro Arte Pajuçara, em Maceió, com sessões às 18h e 20h30.

A comédia narra as confusões criadas por um grupo de pretendentes pela bela e doce Bianca, após saberem da decisão de seu pai controlador: ela só se casaria após o enlace de sua irmã mais velha, a indomável Catarina, que é refratária relacionamentos amorosos. É neste cenário que entra Petrúquio que, na busca por um casamento de interesse, se dispõe a enfrentar a fera.

O espetáculo é dirigido por Aldine de Souza e quem assina a adaptação do texto é Alexandre Cavalcante. A ficha técnica conta ainda com a direção de Movimento, Cenografia e Iluminação de Claudemir Santos.

Sobem ao palco 17 alunos/atores do curso da escola de teatro, além de um ator convidado, que terão na montagem a conclusão do módulo Intermediário I. Eles darão vida a figuras caricatas que prometem muitas risadas do público. Com isso, o espetáculo vai exigir uma mudança interna, nos movimentos, desafiando os atores e com grande preparo técnico e vocal.

A diretora Aldine de Souza explica que o público poderá prestigiar um grupo de alunos de teatro que já vem se destacando por suas atuações anteriores. A peça é formada por atores que deram vida a personagens marcantes em dois espetáculos do CEPEC: ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘Gabriela, Cravo e Canela’, do consagrado escritor brasileiro, Jorge Amado.

Trazer a montagem do dramaturgo inglês é um grande desafio para a escola de teatro alagoana, que já está há dez anos no mercado e vem formando grandes profissionais dos palcos no estado. “Tem um grande peso. Quando pensamos em Shakespeare, já imaginamos um cenário grandioso, até mesmo pelo período que são inseridas as obras dele. Estudamos muito para chegar a esse resultado. É muito bom essa liberdade de criação que a arte nos proporciona, refazendo e desfazendo passos que o público espera ver. É uma superadaptação, produção moderna, mas, claro, sem perder a essência, os dramas, as peripécias… uma comédia limpa, poética”, acredita a diretora.

O circo no palco


O grande diferencial desta montagem é a própria estética escolhida. “Estamos levando totalmente para o lado do circo, não apenas as marcações no palco, mas texto, maquiagem, figurino, cenário, iluminação… tudo remente ao ambiente circense e, claro, com um toque maior de humor”, conta a diretora Aldine de Souza.

E quem lembra da famosa novela da TV Globo ‘O Cravo e a Rosa’, que teve como protagonistas os atores Adriana Esteves e Eduardo Moscovis? Para quem não sabe, a trama de Walcyr Carrasco foi baseada na comédia de Shakespeare.

“A história da gente vem trazendo umas pitadinhas da própria novela, desde a rincha entre Catarina e Petrúquio. Outro diferencial que vamos levar aos palcos são prólogo, metateatro, característica do próprio autor. Teremos muitas surpresas, dentre elas música com toda preparação de Claudemir Santos, fazendo um teatro dentro de um teatro, e trazendo essas explicações ao público. São características em várias obras de Shakespeare.

A grandiosidade do espetáculo estará também inserida nos detalhes. Aldine de Souza acrescenta que uma das reflexões que chegará ao público é quanto à relevância do circo. “Falo daquele aquele circo realmente de interior, aqueles que andam perambulando de cidade em cidade”, complementa.

E para dar vida a tantos personagens, maquiagem e figurino precisam conversar na mesma proposta. “O figurinista Pietro e o maquiador Alexandre Nascimento sempre nos surpreendem com suas ideias e desde que iniciamos o processo de criação, figurino e maquiagem precisavam dialogar dentro da estética criada, e isso vai ser nítido para o público”, elogiou Aldine.

Catarina x Petrúquio: a fera será domada?


Catarina é uma feminista inveterada que recusa todos os pretendentes que seu pai, Batista, lhe apresenta. Petrúquio parece ser o único homem capaz de domar “A Fera” e vai encarar o desafio. Para dar vida a essas duas figuras em cena foram escolhidos os alunos/atores Ana Clara e Dionízio. A dupla vem em alta dedicação para fazer o público rir, se encantar e torcer pelo casal.

Para Dionízio que encara o desafio de protagonizar a peça como Petrúquio, uma das grandes dificuldades de interpretá-lo é externar toda essa arrogância e gestos grosseiros. “Vejo ele como um belo malandro, que frisa sempre ‘herdei todos os bens de meu pai’, mostrando grandezas e de olho, é claro, nos dotes de sua Catarina. Mas no decorrer do espetáculo, fui amadurecendo e conseguindo encontrar a essência que precisava para me sentir seguro. Está sendo cômico e enriquecedor toda construção para levar esse personagem que é um ícone de Shakespeare”, conta.

Ana Clara é potência em cena, com voz e corpo que se diferenciam e possibilitaram que fosse escolhida para ser Catarina, a Megera. Ela é uma personagem forte, decidida, grosseira e que causa medo a todos ao seu redor.

“Para mim foi uma surpresa muito agradável ter recebido essa personagem. É desafiador dar vida a Catarina, ainda mais com o peso de ser uma criação de William Shakespeare. O teatro me deixou muito mais confiante e motivada na vida. Estar no segundo nível da CEPEC é importante para novos aprendizados e desafios. Tenho certeza que todos se surpreenderão com essa adaptação”, relata Ana Clara.

Elenco - Turma nível Intermediário I:
Alícia Costa, Allan Agra, Ana Clara, Andresa Nogueira, Anna Cláudia Almeida, Clara Lima, Dionízio, Gabi Teixeira, George Ferreira, Giovanna Elle, Isabela Braga, Ivan Vieira, Laura Maravilha, Mavi Melo, Rafa Barros, Steffany Maia, Yasmin Vitória.
Ator Convidado: Tauan Pita

Ficha Técnica
▪️Direção: Aldine de Souza
▪️Direção de Movimento, Cenografia e Iluminação: Claudemir Santos
▪️Adaptação: Alexandre Cavalcante
▪️Estilista: Pietro
▪️Adereços: Elisa Gomes
▪️ Maquiagem: Alexandre Nascimento
▪️Contra-Regra: Cleiton Santos
▪️Videomaker: Victor Soares
▪️Assessoria de Comunicacão: Anna Cláudia Almeida
▪️Designer e produção executiva: Romeu de Luca

SERVIÇO:
A Megera Domada – uma livre adaptação da obra de William Shakespeare
Classificação: 10 anos
Dia: 10 de março
Local: Teatro Arte Pajuçara
Sessões: 18h e 20h30
Ingressos: R$50,00 (inteira) / 25,00 (meia). *(Promocional: TODOS PAGAM MEIA-ENTRADA!)
Você pode adquirir com o elenco, na recepção da escola ou no Sympla