Roteiro cultural

Pinto da Madrugada desfila neste sábado a partir das 09h e deve arrastar mais de 400 mil foliões pela orla de Maceió

Com o tema “Alagoas, meu lugar, Maceió, minha sereia”, o bloco homenageia a Maestrina Fátima Menezes e seus fundadores

Por Assessoria 02/02/2024 17h04
Pinto da Madrugada desfila neste sábado a partir das 09h e deve arrastar mais de 400 mil foliões pela orla de Maceió
Fundadores do Pinto da Madrugada - Foto: Assessoria

O Pinto da Madrugada, patrimônio imaterial da cultura alagoana, desfila neste sábado, dia 3, pela orla de Maceió, com 16 orquestras, mais de mil músicos, de todas as regiões do estado, cinco carros alegóricos e muito frevo no pé, comemorando 25 anos do maior bloco de Alagoas e o quarto do país. Segundo Hermann Braga, dirigente do bloco, a expectativa é arrastar mais de 400 mil foliões pela avenida.

“O Pinto é cultura, é festa, mas também é geração de trabalho, é movimentação positiva da economia local, é atrativo turístico e é um hino ao carnaval de frevo de Alagoas”, destaca Hermann, lembrando que este ano o tema do bloco é “Alagoas, meu lugar; Maceió, minha sereia”. “Vamos também homenagear todos os blocos antigos de Maceió e a Maestrina Fátima Menezes”, afirma.

Sobre os 25 anos do Pinto, Hermann Braga faz um agradecimento aos fundadores do bloco. “Estamos aqui hoje, como o maior bloco de Alagoas e o quarto do Brasil, graças ao empenho, dedicação, e paixão pelo frevo dos fundadores Marcos Davi, Braga Lyra e Eduardo Lyra, foliões de primeira ordem, e Marcial Lima, que infelizmente já não está mais conosco”, salienta o dirigente do bloco.

O bloco conta com o apoio da Prefeitura de Maceió que, segundo o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Myriel Neto, “o Pinto da Madrugada é uma agremiação que traz a memória cultural do carnaval de rua da capital aos dias de hoje e tem uma representatividade fundamental de Maceió para outros estados”.

O Observatório da Economia Criativa e do Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou estudos que registram uma movimentação de cerca de R$ 120 milhões na economia local, com a realização do desfile do Pinto da Madrugada.

SERVIÇO:

Desfile Pinto da Madrugada

Data: 03/02/2024

07h – Concentração (início da praia da Pajuçara)

09h – Saída do bloco