Roteiro cultural

Musicalização traz benefícios para todas as idades

Recital Natalino é uma forma de colocar os alunos à prova para cantar ou tocar instrumentos

Por Assessoria 11/12/2023 10h47
Musicalização traz benefícios para todas as idades
Nesta quinta-feira (14) a Casa de Eventos Casa Blanca, que fica no bairro histórico do Jaraguá, vai receber, a partir das 17h30, a 27ª edição do Recital Natalino - Foto: Divulgação

Já dizia o ditado: “Quem canta seus males espanta”. E a música, desde sempre, tem sido uma forma poderosa de expressão e conexão humana. Com o objetivo de explorar esse tema fascinante, a Escola de Música São Marcos realiza há alguns anos dois recitais, sendo um no meio do ano conhecido como Recital Junino e um no final do ano conhecido como Recital Natalino.

Nesta quinta-feira (14) a Casa de Eventos Casa Blanca, que fica no bairro histórico do Jaraguá, vai receber, a partir das 17h30, a 27ª edição do Recital Natalino promovido pela Escola de Música São Marcos. Durante estes eventos os alunos colocam em prática parte dos conteúdos técnicos estudados ao longo do semestre, sejam cantando ou tocando algum instrumento musical.

Dentro do que os alunos estudam durante a formação estão a educação musical voltada para crianças, onde é estimulado o desenvolvimento cognitivo, promovendo habilidades como a linguagem, memória e concentração. Além disso, a música ajuda a expressar emoções, estimulando a criatividade e a imaginação dos pequenos. A prática musical em grupo auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e cooperação. Além disso, a música contribui para o equilíbrio emocional, promovendo o bem-estar geral das crianças.

Já a educação musical para jovens estimula a criatividade, permitindo que os jovens expressem seus sentimentos e ideias de forma única. A prática musical desenvolve habilidades cognitivas, como memória e concentração. Tem também a educação musical para adultos. Esta oferece uma série de benefícios para eles e é uma poderosa ferramenta que reduz o estresse e promove o relaxamento, proporcionando um alívio mental e emocional. A arte musical também pode melhorar o humor e elevar o espírito, sendo uma forma eficaz de lidar com as pressões do dia a dia. Por fim, a educação musical para idosos estimula o cérebro, ajudando a manter a mente ativa e aprimorar a memória. A prática musical também melhora a coordenação motora e a destreza dos dedos, mantendo a agilidade física. Além disso, a música promove o bem-estar emocional, reduzindo a ansiedade e até mesmo sintomas de depressão.

De acordo com o professor de música da Escola de Música São Marcos, os ensaios preparam os estudantes para o exercício da vida. “Todo o processo pedagógico desenvolvido por trás dos eventos, nos leva a benefícios que geralmente superam as expectativas educacionais. A música é a quinta inteligência da humanidade e segundo estudos europeus desenvolve áreas do cérebro que nem uma outra atividade consegue desenvolver”, disse.

SERVIÇO:

27º Recital de Música da Escola São Marcos

Data: 14/12/2023 (quinta-feira)

Horário: 17h30

Local: Casa Blanca (Jaraguá)

Inf: (82) 99955-5258 - Marcos Pereira (Professor)