Roteiro cultural

Exposição 'Mané' é inaugurada na galeria de artes do Sesc Centro

Exposição, que aborda o folguedo Mané do Rosário, é do Coletivo Muvuca, e ficará disponível para visitação até dezembro deste ano

Por Assessoria Sesc/AL 30/09/2023 19h32
Exposição 'Mané' é inaugurada na galeria de artes do Sesc Centro
Exposição ficará disponível para visitação até dezembro - Foto: Assessoria Sesc/AL

Foi inaugurada neste sábado (30), na galeria de artes do Sesc Centro, a exposição "Mané", do Coletivo Muvuca. Composta por fotografias, a exposição aborda o folguedo Mané do Rosário, característico do povoado Poxim, localizado na cidade de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas.

Na inauguração estiveram presentes a Mestra Traíra do Mané do Rosário e Patrimônio Vivo de Alagoas, Maria Benedita dos Santos, a analista em artes visuais Fabiana Guimarães, e integrantes do Coletivo Muvuca: o designer Arlindo Cardoso, os arquitetos e urbanistas Karina de Magalhães, Lucas Cardoso e Paula Fernandes e o designer de interiores Daniel Cavalcante.

Antes da abertura da galeria, foi exibido, no Teatro Jofre Soares, o documentário "Mané" (2019), que tem direção coletiva de Arlindo Cardoso, Karina de Magalhães, Lucas Cardoso e Paula Fernandes. Entre aqueles que foram prestigiar a inauguração, estavam alguns moradores do povoado Poxim que integram o folguedo.

Componente do folguedo há mais de 60 anos, a Mestra Traíra se revelou comovida com a recepção e reconhecimento do seu trabalho. "Eu estou sentindo muita emoção, muita alegria, muito amor e muito carinho de todos vocês. O Mané do Rosário é tudo na minha vida.", disse.

Na exposição, as fotografias formam uma narrativa que se inicia nos preparativos e na montagem da caracterização dos personagens do folguedo e se encerra no destino da festa, próximo à igreja local, antecedendo a missa. As imagens também dividem o espaço com importantes elementos do Mané do Rosário, como os véus e chapéus de palha usados pelas chamadas "moças", que junto com os "bobos de chocalho" e os tocadores compõem os personagens.

Daniel Cavalcante, um dos integrantes do Coletivo Muvuca, é ex-aluno do Sesc, e na universidade abordou a galeria de artes do Sesc Centro em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Mané", sua exposição junto com outros integrantes do coletivo, marca o retorno da galeria, que se encontrava fechada desde 2019, e isso, diz ele, o faz se sentir realizado. "É uma concretização profissional", falou Daniel.

Para aqueles que desejarem visitar, a exposição ficará disponível de segunda a sexta, das 9h às 16h, até dezembro deste ano.

Serviço

O quê: Exposição "Mané"

Quando: das 9h às 16h, de segunda a sexta

Onde: galeria de artes do Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229).

Classificação Indicativa: livre

Entrada Gratuita