Roteiro cultural

Diretor de série da Netflix participa de debate e realiza sessão de autógrafos em Arapiraca

Fernando Coimbra estará em uma mesa de debate nesta sexta-feira (15) dentro da programação da 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca

Por Assessoria 15/09/2023 00h52
Diretor de série da Netflix participa de debate e realiza sessão de autógrafos em Arapiraca
Diretor Fernando Coimbra - Foto: Divulgação

Esta semana será intensa para os amantes da Sétima Arte em Alagoas. Até domingo (17) está acontecendo a 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca. E nesta sexta-feira (15), o renomado diretor e roteirista paulista Fernando Coimbra estará em uma mesa de debate, dando autógrafos em seu livro-roteiro sobre o filme “O Lobo Atrás da Porta”, que comemora uma década em 2023.

Das 15h às 17h, esse painel especial gratuito será uma conversa entre Fernando e o ator alagoano Erom Cordeiro, sobre “A Construção Fílmica: roteiro, direção e atuação”.

Perpassando por esses caminhos para a edificação coesa de uma projeção audiovisual, o evento é gratuito e terá como palco o Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca, na Rua Manoel Cazuza, bairro Santa Edwiges.

Fernando dirigiu dois episódios da aclamada série “Narcos”, da Netflix, que conta a história de ascensão e queda de um dos maiores traficantes da América Latina, Pablo Escobar.

Ele também fez longa-metragem “O Lobo Atrás da Porta”, que comemora 10 anos em 2023, tendo assinado igualmente o roteiro desta película — logo após a mesa, Fernando realizará uma sessão de autógrafos com o livro-roteiro d’O Lobo Atrás da Porta.

(Imagem: Divulgação)


O realizador paulista também dirigiu o longa hollywoodiano “Castelo de Areia”, de 2017, que tem em seu elenco os atores Henry Cavill (“Super-Homem”) e Nicholas Hoult (“Mad Max: a estrada da fúria)”.

Por sua vez, também sentado à mesa do painel de debate, Erom é alagoano natural de Maceió, tendo participado de telenovelas, como “América”, “Amor Eterno Amor” e mais recentemente “Pantanal”, e de filmes e séries, a exemplo de “Heleno”, “O Palhaço”, “Paraísos Artificiais”, “Os Ausentes” e “Alano” — filme dos diretores alagoanos Silvio Leal e Henrique Oliveira.

Erom, na 1ª edição do evento, esteve na telona participando de um filme de um dos organizadores do evento, Wagno Godez, com o premiado curta “Besta-Fera”, de 2019 — que conta com música da banda alagoana Quiçaça, tendo feito um reggae rock regional psicodélico com o mesmo nome da película, canção esta premiada como melhor “Trilha Sonora Original” no CineFest Votorantim-SP, em 2019, com Troféu Capivara (ouça abaixo).

No ensejo, Erom levou com “Besta-Fera” os prêmios de “Melhor Ator Coadjuvante”, no Fic Rio - Festival Internacional de Curtas, e de “Melhor Ator de Curta-Metragem” no Fest Cine Pedra Azul.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Todo o cronograma de atividades pode ser conferido no website oficial do evento pelo www.festivaldecinemadearapiraca.com.

Entre as exibições de curtas-metragens de todo o país, que serão realizadas diariamente com entrada franca no Cinesystem, dentro do Arapiraca Shopping, haverá também masterclass, laboratórios de roteiros e de crítica cinematográfica, oficinas e mesas de debates.

No local, os interessados(as) podem encontrar a programação completa das mostras competitivas e a infantil, com descrição de horários e respectivos filmes de cada dia. Todos os curtas e longas deste ano serão exibidos em salas de cinema, no Cinsystem, situado no Arapiraca Shopping.

Para garantir seu ingresso, recolha-o a partir das 17h na bilheteria. As mostras se iniciam diariamente às 19h, até sábado (16).

O evento é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), por meio da Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), sendo produzido pela Arte Camaleão, em parceria com a Filmes de Bananola. O patrocínio é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL); do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; e da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC).

A 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca dispõe de recursos do VI Edital de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas – Prêmio Pedro da Rocha, havendo parceria com o Projeto Paradiso Multiplica e apoio cultural do Sesc Alagoas, Alagoas, Clube 42, Vila Vinil e Pub Treze.