Roteiro cultural

Inscrições abertas: CapacitaSom em Arapiraca revela os segredos do eco cinematográfico

Por Assessoria 18/08/2023 15h46 - Atualizado em 18/08/2023 15h56
Inscrições abertas: CapacitaSom em Arapiraca revela os segredos do eco cinematográfico
Arapiraca, a segunda maior cidade do Estado de Alagoas, continua a se destacar como um polo cultural pulsante, sempre abraçando a vanguarda no cenário local. - Foto: Assessoria

Entre os dias 26 de agosto e 16 de setembro deste ano, o 1º CapacitaSom aterrissará no município, impulsionando a formação de profissionais locais, capazes de moldar recursos sonoros e musicais que possam contar histórias e dar vida às narrativas de filmes e produções audiovisuais em geral.

O evento abrangerá workshops, masterclasses, intervenções e oficinas, lideradas por renomados especialistas tanto de Alagoas – Júnior Evangelista e Emmanuel Sapulha –, quanto de outras regiões – Gera Vieira, de Pernambuco, e André Abujamra, de São Paulo.

Aos interessados(as) em participar desta 1ª edição do CapacitaSom, as inscrições, gratuitas, permanecerão abertas até este sábado (19).

Para garantir sua vaga e fazer parte deste movimento que está moldando o futuro da produção audiovisual em Alagoas, basta acessar o link: abre.ai/capacitasom.

A capacitação acontecerá no auditório do Sebrae Arapiraca e no Sesc Arapiraca. Os módulos terão até 30 (trinta) vagas, exceto a masterclass, de acordo com a lotação do Teatro Hermeto Pascoal (Sesc), que tem cerca de 120 assentos.

CONEXÃO PELO SOM


A relevância do som e do design sonoro no cinema é inquestionável, uma vez que são elementos cruciais para transmitir e evocar emoções e conectar o público às histórias apresentadas na tela.

E é exatamente essa expertise que o CapacitaSom almeja instilar nos participantes, dotando-os de habilidades essenciais para moldar e manipular o áudio em produções audiovisuais.

Segundo Janu Leite, músico, produtor cultural, escritor e organizador do evento, o CapacitaSom visa atender à crescente demanda da região por profissionais especializados em áudio para cinema, preparando-os para atuar tanto nas produções locais, quanto no mercado nacional.

“A ideia é essa: formar pessoas capazes de analisar, refletir e construir recursos sonoros e musicais de filmes e programas audiovisuais no geral. Arapiraca tem uma produção intensa de cinema! Por isso, esse evento vem focado inteiramente no áudio para a Sétima Arte. O CapacitaSom busca justamente entrar na cadeia de formação específica para esse setor do cinema alagoano, que necessita de mão de obra ativa, visto o incentivo massivo realizado nos últimos anos. Esse projeto, já nessa edição-piloto, pretende preparar esses profissionais para atender à demanda de produção, em paralelo às Leis de Incentivo presentes, a partir desse rico intercâmbio — coisa nunca antes vista (e ouvida) por aqui”, pontua Janu.

O cronograma inclui uma masterclass de André Abujamra, que traz mais de quatro décadas de experiência na composição de trilhas sonoras; um curso de Introdução ao Desenho e Edição de Som para Audiovisual, ministrado por Gera Vieira; uma oficina de Mixagem de Som, com Júnior Evangelista; e um workshop de Som Direto, com Emmanuel Sapulha (saiba mais logo abaixo).

O evento, uma realização da Lindeza Produções em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e conta com o apoio cultural do Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e da Prefeitura de Arapiraca.

Esta iniciativa ganha ainda mais relevância em meio à iminência da 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca, agendado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de setembro deste ano.

A sequência de eventos não apenas impulsiona a formação e o aprimoramento da cadeia audiovisual local, mas também solidifica Arapiraca como um polo de inovação cultural, estimulando a criatividade e o crescimento contínuo da indústria criativa na região agrestina.

Veja a agenda sonora dos participantes:


26/08 (sábado) — André Abujamra (SP), com a “MasterClass - Método Abujamrico de Composição (Trilha Sonora)”, das 14h às 18h, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc), bairro Santa Edwiges;

28/08 a 31/08 (segunda a quinta) — Gera Vieira (PE) com o “Curso - Introdução ao Desenho e Edição de Som para o Audiovisual”, das 14h às 18h, no auditório do Sebrae Arapiraca, bairro Centro;

04/09 e 05/09 (segunda e terça) — Junior Evangelista (AL) com a “Oficina - Mixagem de Som”, das 14h às 18h, no auditório do Sebrae Arapiraca, bairro Centro; e

06/09 e 08/09 (quarta e sexta) — Emmanuel Sapulha (AL), com o “Workshop - Som Direto: Da Escolha do Microfone ao REC”, no dia 6, das 14h às 18h, no dia 8, das 10h às 12h e 14h às 18h, na Sala Multimídia do Sesc Arapiraca, bairro Santa Edwiges.

Confira o currículo dos professores:


André Abujamra: Com mais de 40 anos de carreira, o renomado multiartista paulista André Abujamra possui um extenso portfólio de mais de 60 trilhas sonoras para cinema. Seu trabalho é reconhecido por destacadas produções, incluindo "Castelo Rá-Tim-Bum" (1999), "Bicho de Sete Cabeças" (2000), "Carandiru" (2003) e "2 Coelhos" (2012), as quais receberam prêmios e louvor no cenário cinematográfico;

Gera Vieira: Graduado em música pela UFPE e com formação em Engenharia de Áudio nos EUA pelo Columbia College em Chicago, Gera Vieira é o gestor do renomado Estúdio Carrancas (PE). Através do Carranca Cine, participou de diversas produções cinematográficas icônicas, como "O Som ao Redor", "Bacurau" e "Recife Frio" (todas de Kleber Mendonça Filho), "Avenida Brasília Formosa" (Gabriel Mascaro), e muitas outras que se destacaram na cena brasileira;

Júnior Evangelista: Natural de Arapiraca, Júnior Evangelista é um engenheiro de Som altamente requisitado no Brasil. Seu impressionante currículo inclui colaborações com nomes como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Siba, Quinteto Violado, Amaro Freitas, Hamilton de Holanda, Fafá de Belém, Francis Hime, Guinga, Ná Ozetti e diversas outras bandas brasileiras. Em 2011, ele contribuiu para o álbum "Sinfonias e Batuques”, de Naná Vasconcelos, que conquistou o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”; e

Emmanuel Sapulha: profissional multifacetado no mundo do som, Emmanuel Sapulha atua como técnico de Som Direto, diretor de Som e mixador. Seu impacto abrange trabalhos tanto em Alagoas, quanto em nível nacional, com contribuições notáveis em produções como "Uma Vila de Novela" (Multishow), e como profissional Netflix Partner em "Adulto" (Whindersson Nunes) e "Levando o Caos" (Maurício Meirelles). Além disso, ele se destaca como um perito forense em Audiovisual — atualmente focando sua pesquisa em neurociência do som, música, psicoacústica e tecnologias imersivas — e como membro ativo da Audio Engineering Society (AES).