Roteiro cultural

Livro reúne correspondência inédita entre Jorge de Lima e Alceu Amoroso

Lançamento será na quarta-feira (16), das 19h às 21h; a entrada é franca

Por Janaina Farias / Ascom Ufal 13/08/2023 16h58 - Atualizado em 13/08/2023 20h50
Livro reúne correspondência inédita entre Jorge de Lima e Alceu Amoroso
Diretor da Eduneal, Renildo Ribeiro - Foto: Mitchel Leonardo / Ascom Ufal

O poeta alagoano e homenageado na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, Jorge de Lima, é destaque na obra do escritor Leandro Garcia com o livro: Jorge de Lima e Alceu Amoroso Lima – Correspondência. A obra que foi publicada pela livraria Francisco Alves Editora e será lançada oficialmente na quarta-feira (16), no auditório térreo A, das 19h às 21h.

A obra é comercializada pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e, segundo Renildo Ribeiro, diretor da Editora, reúne cartas trocadas durante décadas entre Jorge de Lima e Alceu Amoroso Lima. “Vamos encontrar de tudo nessas correspondências, sobre literatura, sobre cultura, religião. É a correspondência entre dois grandes intelectuais do século passado”, disse.

O livro, que está sendo vendido por todo pais e também no exterior, é uma parceria com a Editora Francisco Alves. A obra pode ser encontrada na Eduneal no valor de R$ 120,00. “É uma edição de luxo muito bem elaborada. É um livro para quem gosta de arte, para quem gosta de livros, as fotos são muito bem trabalhadas, temos poemas inéditos de Jorge de Lima, temos fotografias e vários escritos”, afirmou o diretor.

Para produzir o livro, o autor Leandro Garcia Rodrigues compilou as cartas, reuniu todo o material e inseriu fotos de personalidades. Ainda segundo Ribeiro, o livro é de grande importância para compreender quem é era o poeta e escritor Jorge de Lima e quem era Alceu Amoroso Lima, bem como a dinâmica cultural da época.

Uneal na Bienal

Durante os 10 dias da programação da Bienal, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) fará outros lançamentos de obras. Só na abertura, nesta sexta-feira (11), ocorrerá o lançamento de 10 obras, junto com o relançamento do manuscrito do Oco do Mundo, de Luiz Sávio de Almeida.

O estande que homenageia, in memorian, o professor Luiz Sávio de Almeida, nesta segunda-feira (14) será palco de um momento bastante esperado para cultura e literatura alagoanas, que é o lançamento da obra Fantasia e Avesso de Arriete Vilela, Poética da Página, da jornalista Elô Baeta e também a obra Retratos do Narrador Cínico: Confissões em lugares fechado do autor Roberto Sarmento Lima.

Veja mais detalhes da programação aqui.