Roteiro cultural

Escola Técnica de Artes da Ufal promove clássico brasileiro “O Auto da Compadecida”

Por Assessoria 16/06/2023 14h46
Escola Técnica de Artes da Ufal promove clássico brasileiro “O Auto da Compadecida”
A entrada para a apresentação “O Auto da Compadecida” é gratuita - Foto: Assessoria

A Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal) promove o grande clássico brasileiro “O Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna, com apresentações gratuitas nesta sexta-feira (16) no Teatro Deodoro. A montagem faz parte do processo de finalização de cursos dos formandos do 4° módulo em Teatro da ETA, sob direção geral e concepção visual do professor Alex Cerqueira com o auxílio de professores, técnicos e ex-alunos. A entrada é franca.

A obra escolhida “O Auto da Compadecida” foi escrita em 1955 e se caracteriza pela marcante presença de humor, críticas e linguagem oral carregada de bastante regionalismo, acentuando-se com precisão para as falas e vestimentas do nordeste brasileiro. No ano seguinte foi levada para adaptação de palco pela primeira vez, e em 1999 a história ganhou ainda mais ascensão e foi para a televisão através de uma minissérie da Globo. É uma das obras brasileiras mais conhecidas.

Para o diretor geral do espetáculo, Alex Cerqueira, o processo tem sido prazeroso e com a sensação de dever cumprido ao estar formando grandes artistas: “Como professor das disciplinas ligadas às visualidades dos espetáculos, nossa montagem do Auto da Compadecida surgiu a partir das concepções visuais que foram compartilhadas com toda a equipe da peça, contando com muitas mãos envolvidas, pois todos os professores do curso de Teatro e técnicos da Escola contribuíram ativamente nessa formação. Fico muito feliz em ver a evolução dos alunos, desde os testes de seleção até agora na produção ativa do processo. Acredito que cumprimos uma função importante e que estamos entregando grandes artistas para a sociedade alagoana.”

Diversão e dever cumprido são os sentimentos que o formando Joabe Procópio, que faz parte do elenco, espera para os dois dias de apresentação: ”Eu acredito que boas expectativas são provindas de um trabalho que é feito com a crença de que vai dar certo e feito da melhor forma, e é muito bom receber essa crença de pessoas que acreditam no seu trabalho. E por ser a conclusão do nosso curso, espero acima de tudo que todo mundo se divirta e sinta a nossa emoção”, finaliza.

Esta adaptação foi feita com a participação dos alunos, técnicos, formandos e professores da ETA, que vão utilizar o texto original de Ariano Suassuna junto da adaptação do filme de Adriana Falcão, João Falcão e Guel Arraes, e vai acontecer de forma gratuita nos dias 15 e 16 de junho, sendo às 14h30 a apresentação exclusiva para alunos da rede pública (por agendamento) e aberta ao público às 19h30. A classificação indicativa é 14 anos.

FICHA TÉCNICA

Direção geral, adaptação e concepção visual: Alex Cerqueira
Preparação Vocal: Geová Amorim
Preparação Corporal: Reginaldo Oliveira
Cenotécnico: Jeamerson Santos
Técnica de costura: Andrea Almeida
Técnico de som: Edilberto Santos
Sonoplastia: Tom Farias e Lucas Rocha
Produção: ETA-UFAL
Assessoria de imprensa: Keka Rabelo - Bureau de Comunicação da Ufal: Manuela Callou e Pei Shung Fon
Elenco: Thais Pistorezzi, Joabe Procópio, Ana Thereza Távora, Edlane Melo, Risabelle Jade, Eriel Santos, Leilane Lins, Denis Peixinho, Mario Neto, Dária Peixoto, Joe Olek, Inaê Vieira, Juara Manfrotto, Marcielly Oliveira, Anderson Farias, Igor Gadelha e Juara Manfrotto
Atores convidados: Pedro Leon e Elaine Netto
Crédito das fotos: Woulthamberg Rodrigues