Roteiro cultural

Aniversário do Benedito Bentes vai ter dois dias de shows de graça para a população de Maceió

Programação atende a vários públicos, com atrações nacionais e locais

Por Assessoria 24/03/2023 09h39
Aniversário do Benedito Bentes vai ter dois dias de shows de graça para a população de Maceió
As comemorações começam no sábado (25), com uma programação gospel - Foto: Divulgação

A festa de comemoração dos 37 anos do Benedito Bentes vai ser à altura do maior bairro de Maceió! A população vai contar com dois dias de shows, com diversos artistas nacionais e locais, que acontecerão nos campos, em frente ao Caic.

As comemorações começam no sábado (25), com uma programação gospel. A partir das 19 horas sobem ao palco Bruna Karla, Ministério Tronos, Cassiane e Rose D`Paula.
Já no domingo (26), véspera do aniversário, a programação é ainda mais eclética, com Peruanno, Forró dos Plays, Solange Almeida, e Dodô Pressão.

O vereador do bairro, Siderlane Mendonça, explica que a festa foi planejada para contemplar o maior número possível de moradores do Benedito, da parte alta e de toda capital. Mendonça destacou, ainda, que o apoio da Prefeitura de Maceió foi essencial para a realização do evento.

“O ‘Biu’, como eu gosto de chamar o bairro onde cresci e moro até hoje, é um patrimônio de Maceió. Além de ser o maior bairro tem uma representatividade muito grande, pela pluralidade social e cultural. Estimamos que de 25 a 30% da população da capital more aqui. Por isso o aniversário do bairro tem de ser abrangente, agregador, promovendo entretenimento e lazer para o povo da nossa capital, que tanto merece essa festa. Sem falar temos muito o que comemorar nesta data, pois grandes têm sido os avanços aqui. O prefeito JHC e o secretariado municipal têm sido parceiros e olhado para as demandas que levamos pela Câmara de forma positiva e assertiva”, declarou.

Geração de renda


Segundo Mendonça, que participa da organização de forma direta, cerca de 20 mil pessoas devem participar dos dois dias de shows. A segurança vai contar com policiais militares, guardas municipais, seguranças particulares e monitoramento eletrônico feito com câmeras de vigilância.

O vereador destaca ainda que pelo fato do bairro já ter um comércio forte, que abrange praticamente todos os segmentos, um evento de grande porte como esse fomenta, ainda, a injeção de recursos na economia local. O que beneficia diretamente aos moradores e à capital.

“A gente sabe que muitos moradores do Benedito são empreendedores, autônomos e comerciantes que dependem da comercialização de produtos e serviços para sobreviver. E ficamos feliz porque eles vão poder faturar um dinheiro extra, enquanto ainda se divertem. E esse dinheiro que ele ganha aqui muitas vezes é gasto no próprio bairro, proporcionando uma retroalimentação de recursos. Essa é uma das formas de fortalecer o Benedito e nossa população local”, ressaltou.

O bairro


Segundo o Ifal - Instituto Federal de Alagoas, o Benedito Bentes foi fundado em 1986, como um conjunto habitacional, do bairro Tabuleiro dos Martins. O crescimento demográfico e habitacional ao longos dos anos fez com que o Benedito Bentes se transformasse no maior bairro de Maceió, com área de 24,6 km² e com o perímetro urbano de 26.731,15 metros.

É, também, o mais populoso, com quase 200 mil habitantes. Associações comunitárias estimam que o número já pode ter chegado aos 300 mil.

Dois projetos de lei para emancipação política do bairro já foram apresentados na Câmara Municipal de Maceió (a última em 2007), mas a proposta de transformar o Benedito em cidade não prosperou.

Origem do nome


Benedito Geraldo do Vale Bentes chegou a Maceió em 1936, acompanhando a família que veio do Amazonas. Formado em direito, em 1961 chegou à presidência da CEAL - Companhia Energética de Alagoas. No cargo, conduziu a eletrificação de todas as sedes dos municípios de Alagoas, fazendo do estado o primeiro a alcançar esse patamar.

Exerceu a função durante 13 anos, cuja trajetória foi interrompida em 1974, quando faleceu repentinamente. Benedito Bentes ainda foi presidente do SESC/SENAC em Alagoas, Diretor da Confederação Nacional do Comercio e outros cargos de destaque no cenário político e econômico de Alagoas.